close
gravatai caxias
Dicas impecáveis para escolher o revestimento para cozinha Dicas impecáveis para escolher o revestimento para cozinha 20 de Novembro de 2020

Conheça as opções de revestimento

O primeiro passo para fazer uma escolha inteligente é conferir as possibilidades. E, quando o assunto é revestimento, há uma infinidade de materiais disponíveis no mercado. As opções englobam desde rochas naturais até peças feitas sob medida, com cortes e bordas perfeitas.

Veja alguns dos produtos que você pode utilizar para incrementar a cozinha:

- pastilhas de vidro: com acabamento mate ou brilhante, são muito empregadas na composição de detalhes e desenhos sobre paredes;

- ladrilhos hidráulicos: alternativas aos antigos azulejos, trazem cores alegres e estampas divertidas;

- pedras: em cortes irregulares (como o canjiquinha) ou na forma de placas padronizadas, são ideais para projetos que exigem um visual diferenciado;

- cerâmicas e porcelanatos: materiais resistentes e duráveis. Apresentam diversas cores e tamanhos, além de modelos que reproduzem a aparência de outros materiais (pedras, madeira, mármore, tijolinho etc.).

Ver mais
Benefícios da hidromassagem Benefícios da hidromassagem 13 de Novembro de 2020

Quais os benefícios da hidromassagem?


Já dissemos que a hidromassagem, assim como a sauna, alivia o estresse. Isso acontece por conta do estímulo da endorfina, que promove a sensação de relaxamento. Mas a hidromassagem é, na verdade, um ótimo tratamento para diversos outros problemas de saúde. Veja alguns deles:

- insônia: um banho antes de dormir melhora a qualidade do sono;

- dores musculares e articulares: indicada principalmente para quem faz atividade física, pode ser feita antes ou depois, pois dilata os vasos e faz o sangue fluir com mais facilidade;

- celulite e varizes: previne as marcas indesejadas que acometem principalmente as mulheres e alivia o inchaço das pernas e dos pés;

- dores de cabeça: com o corpo relaxando, as dores de cabeça tendem a diminuir;

- pressão alta: reduz a pressão arterial.

Além disso, o banho de hidromassagem estimula o sistema imunológico, libera impurezas da pele pela dilatação dos pores e melhora a qualidade de vida de uma forma geral.
 

Ver mais

Soluções para garantir mais conforto térmico em casa Soluções para garantir mais conforto térmico em casa 06 de Novembro de 2020

Como adaptar a sua casa para ter mais conforto térmico

Invista em tapetes e cortinas

Apostar em tapetes e cortinas é a forma mais prática de trazer conforto térmico para o seu lar. Além de serem muito fáceis de inserir no ambiente, também são recursos excelentes para diminuir o impacto tanto do calor quanto do frio.

No inverno, os tapetes — especialmente os mais espessos — fazem com que você não precise caminhar por pisos frios. Por sua vez, os modelos finos e de tecidos frescos ajudam a diminuir o calor.

Já as cortinas são ideais para reduzir a entrada de calor e luz. Nos dias quentes, use-as também para reter as temperaturas reduzidas da noite dentro dos ambientes.

É só deixar as janelas e cortinas abertas durante a noite para que o ar fresco entre. Então, de manhã, feche-as e impeça a entrada de calor. Isso vai manter a casa fresquinha por mais tempo. Tecidos leves e claros aumentam esse efeito.

Quando estiver frio, faça o contrário e otimize o aproveitamento da luz do sol.

Prefira móveis com tons neutros

As cores têm um grande impacto no conforto térmico em casa. As tonalidades neutras refletem a luz, por isso garantem um ambiente iluminado e aconchegante. Como elas não absorvem calor, seu lar também fica mais fresco.

Ver mais
A Importância da Iluminação Natural A Importância da Iluminação Natural 30 de Outubro de 2020

A iluminação solar, também conhecida como iluminação natural, sempre fez parte do dia a dia do ser humano, tanto para ditar o ritmo de vida (ciclos circadianos) quanto para estabelecer o conceito de tempo para a sociedade.

Por Que Valorizar o Uso da Luz Natural em Edificações?

Com isso em mente, o arquiteto deve analisar as possibilidades de inserção da luz natural em seu projeto. Ao permitir a entrada de luz solar, haverá diretamente uma economia do uso de energia elétrica, tanto pela redução de luzes artificiais quanto pelo uso do ar condicionado, uma vez que a iluminação natural não gera calor quanto lâmpadas comuns.

Além disso, o uso da energia solar, seja através de painéis coletores de energia ou na substituição de lâmpadas, é uma atitude ecologicamente correta e proporciona um ambiente mais confortável e saudável.

Ver mais

Pisos x Piscinas Pisos x Piscinas 14 de Outubro de 2020

O revestimento tem papel fundamental na hora de projetar uma boa piscina e um paisagismo bonito. Na hora de comprar o material, observe a capacidade térmica dele. A borda da piscina fica a maior parte do tempo exposta ao sol, não podendo então esquentar demais. Junto com essa preocupação, como é uma área molhada durante o uso da piscina, o material além de atérmico deve ser antiderrapante. Use sempre a cor clara.

Confira alguns dos pisos mais usados:

Cimentícios

-Concreto de alto desempenho

- Alta resistência mecânica e durabilidade

- Modelos antiderrapantes e atémicos

- Vários padrões e medidas

- Exige impermeabilização e juntas de dilatação de 4 mm, dificultando a limpeza

- Manutenção: cera que deve ser aplicada de 2 em 2 meses

- Limpeza constante com produtos especiais indicados pelo fabricante

Decks

- Normalmente se usa uma borda de pedra e o deck em seguida

- Madeiras: de floresta replantada

- Não exige contrapiso

- Manutenção: aplicação de verniz

Pedras

- Naturalmente antiderrapante

- Dependendo da pedra, elas esquentam muito

- Porosas: absorvem a água e gordura

- Limpeza: constante com água e detergente, e com empresas especializadas

Cerâmicas e porcelanatos

- Diversas opções e tonalidades no mercado

- Não deve ser liso

- Modelos resistentes e duráveis

- Deve ser antiderrapante, com coeficiente de atrito maios que 0,4

- Limpeza: constante com água e detergente
 

Ver mais
Paisagismo na arquitetura Paisagismo na arquitetura 25 de Setembro de 2020

Quando iniciado um projeto de arquitetura é importante a observação da topografia, do conjunto da vegetação existente, a paisagem e o caminho do sol. A implantação adequada da obra em relação ao solo e ao entorno existente ajuda muito para o resultado se tornar positivo.
Arquitetura + Interiores + Paisagismo = Obra completa

Pessoas que cuidam pessoalmente do desenvolvimento das plantas em seus jardins, criam vínculo com a vegetação e fazem desse cuidado uma terapia. É o caso do jardim receber espécies mais trabalhadas e diversificadas. Quando a pessoa tem menos intimidade com plantas, um jardim mais "clean" pode ser o mais indicado, pois necessita menos atenção e a manutenção é mais econômica.

A área externa possui luzes e sombras que contribuem para a percepção do tempo, e o sol se movimentando cria ritmos e ângulos surpreendentes.

Conclui-se que quanto mais a "natureza" participa do espaço, mesmo já existente, ou mesmo sendo plantadas em seus jardins como: árvores, rosas, flores, palmeiras, etc, melhor para a conservação do meio ambiente e mais bonito aos olhos de quem vê.

Ver mais

Como tratar a água da sua piscina? Como tratar a água da sua piscina? 18 de Setembro de 2020

Comece limpando o entorno da piscina

Antes de mais nada, até mesmo de chegar perto da água da sua piscina, é preciso limpar o entorno dela. Isso impede que folhas, galhos e até pedaços da grama caiam na água quando você já tiver limpado essa parte. Nesse ponto, vale usar o recurso que você preferir, desde uma simples vassoura até um aspirador para área externa.

 

Limpe a coadeira ou skimmer

O skimmer, ou coadeira, é um equipamento que fica próximo à borda da piscina e que impede a entrada de sujeiras grandes pela tubulação. Ou seja, tudo aquilo que poderia danificar a bomba é retido ali. Por isso, é preciso limpar essa parte do seu equipamento manualmente. Retire toda a sujeira que estiver lá dentro e siga para o próximo passo.

 

Passe a peneira em toda a sujeira suspensa

O próximo passo para tratar a água da sua piscina é peneirar toda a sujeira que estiver suspensa na água. Podem ser folhas, gravetos, insetos e todos os objetos que estejam boiando. Para tanto, use a peneira com um cabo longo para alcançar as partes centrais da piscina.

Faça a escovação de todo o revestimento

A escovação é uma parte fundamental para tratar a água da sua piscina e jamais deve ser deixada de lado. Ela tira os resíduos que se acumulam nas paredes e nos fundos. Quando essa etapa é negligenciada, a limpeza se torna cada vez mais difícil com o passar do tempo. Mas tenha cuidado e use o material apropriado para isso.

 

Aspire o fundo da sua piscina

Depois de escovar a piscina, você deve aspirar o fundo dela. Isso porque tudo aquilo que foi desprendido da manta vinílica ou dos azulejos estará depositado nesse local. E aqui vale um alerta: pode ser que entre a escovação e a aspiração você tenha que aplicar um produto decantador e esperar o tempo para ele fazer efeito.

 

Faça o controle de pH para tratar a água da sua piscina

O controle do pH é a última etapa fundamental para tratar a água da sua piscina. É ela que, de fato, promove um tratamento químico. Para tanto, você deve utilizar o kit apropriado, onde você colocará a amostra da água coletada. É esse kit que te dará parâmetros para equalizar a quantidade de cloro que será necessária. E fique atento: o cloro usado deve ser específico para esse fim, e é preciso ter bastante cuidado no manuseio dele.

Para tratar a água da sua piscina é preciso ter paciência e dedicação. Essa não é uma tarefa realizada em cinco minutos, mas definitivamente vale a pena e faz toda a diferença na qualidade da água. A dica aqui é separar um dia para fazer isso a tempo do fim de semana, quando você poderá convidar todas as pessoas mais importantes da sua vida para curtirem o dia e a noite na sua piscina.

 

Ver mais
Como tirar mofo do guarda-roupa? Como tirar mofo do guarda-roupa? 11 de Setembro de 2020

Para tirar o mofo do guarda-roupa primeiramente é muito importante esvaziar o móvel antes de começar a limpeza, para então começar a remoção do mofo. Inicialmente limpe o armário com água e vinagre para evitar os fungos que geram o mofo. Além disso, é importante a remoção do mofo para que ele não alcance a roupa, manchando-a e deixando as peças com cheiro ruim.

Outra opção bastante interessante é misturar água com água sanitária ou vinagre branco, na proporção de um para um. Em seguida passar um pano úmido com a solução nas prateleiras e paredes do guarda-roupa.

Agora quando se trata de retirar o mofo, coloque pedaços de algodão embebido em essência de terebintina nos cantos e gavetas do armário. Também é importante usar produtos antimofo durante a faxina. Agora para eliminar a umidade do guarda-roupa, deixe um pedaço de giz em cada uma das divisórias do armário.

Ver mais

Como decorar a casa para a primavera. Como decorar a casa para a primavera. 04 de Setembro de 2020

Cores, frescor e dias ensolarados. A primavera chega e o clima do lado de fora se transforma completamente. Dentro de casa, vale fazer pequenas mudanças para entrar no mesmo alto astral da estação. E isso vai além de colocar arranjos de flores nos ambientes. Pedimos a alguns profissionais sugestões de como deixar o décor no clima.

Almofadas

O acessório é uma alternativa ótima para mudar a decoração gastando pouco. Segundo as profissionais do doob arquitetura, Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, a dica é trocar as capas das almofadas por modelos com cores mais claras e pequenos detalhes da natureza. "Em tamanhos variados, escolhemos tons de amarelo e verde e estampas botânicas para a sala desse apartamento".

Cortinas

Para permitir que a luz do sol entre nos ambientes criando espaços mais aconchegantes, vale investir em cortinas de tecidos mais leves e claros. Elas permitem o controle suave da incidência de luz natural. Aposte em linho, voil, seda, gaze de linho e organdi.

Flores

Elas não podiam ficar de fora, claro! Marca registrada da primavera, as flores dão um up instantâneo na decoração. Para criar os arranjos florais, é preciso ficar atento ao estilo do décor e avaliar as condições do ambiente em relação a ventilação, intensidade de sol, sombra, etc. Para escolher as espécies certas. Em espaços com tons vibrantes, o ideal é apostar em espécies neutras. Entre as mais usadas nos arranjos estão gérberas, orquídeas, lírios e camélias.

Ver mais
A Primavera está chegando! Dicas para um jardim mais florido. A Primavera está chegando! Dicas para um jardim mais florido. 28 de Agosto de 2020

Prepare seu jardim para esse despertar deixando-o limpo. Retire todos os restos vegetais : folhas caídas, galhos secos e brotos mal formados.

Retire, também, as ervas daninhas e passe a ter mais atenção a elas nas estações mais quentes que virão, pois o calor e a chuva são propícios para o nascimento delas.

Faça uma adubação no início de setembro, de preferência orgânica, para intensificar as floradas da primavera. Você pode usar adubo de farinha de osso, torta de mamona ou húmus de minhoca (todos encontrados em lojas de jardinagem). Mas escolha apenas uma opção dessas. Para adubar, revolva o solo e misture o adubo de acordo com a proporção indicada pelo fabricante.

Se você quer mudar a posição das suas plantas, aproveite a primavera, que a adaptação das espécies é melhor. Mas antes, faça um planejamento das mudanças . Veja o que você vai mudar e para onde antes de retirá-las da terra.

Como este ano o inverno foi muito úmido em muitas regiões do país, é importante fazer uma aeração nos gramados , que estão judiados. Existem sapatilhas com pregos na sola (também encontrada em casas de jardinagem), que você calça e pisoteia o gramado.

Ver mais

Benefícios do fogão a lenha no inverno Benefícios do fogão a lenha no inverno 21 de Agosto de 2020

Ambiente agradável
O ambiente em que há um fogão a lenha é agradável e aconchegante. Estando na sala ou na cozinha, ninguém tem vontade de sair de perto e logo se forma uma roda de conversa ao redor do fogão. O chimarrão complementa o encontro, e por falar em chimarrão…

Água quente sempre disponível
A água quente para o chimarrão, um café ou chá está sempre à mão com um fogão a lenha. Além das bebidas quentes, a água pode ser usada para cozinhar alimentos, e por falar nisso…

Secar roupas
Secar roupas é um dos grandes desafios durante o inverno gaúcho, especialmente se a família for grande e há crianças em casa. O fogão a lenha se torna uma boa alternativa para secar as roupas, toalhas nos dias frios e chuvosos do inverno.

Ver mais
Jardinagem: como cuidar do gramado no frio? Jardinagem: como cuidar do gramado no frio? 10 de Agosto de 2020

A jardinagem visa os cuidados especiais na manutenção de plantas, canteiros e jardins. Essa atividade deve ser realizada em todas as estações do ano; contudo, como o frio costuma danificar, é essencial aprender como cuidar do gramado nesses períodos.

O clima no inverno costuma ser frio e seco, então é necessário ter uma atenção redobrada com as áreas verdes, porque elas precisam de tratamentos para continuarem com um aspecto saudável.

Entenda o que acontece com a grama no inverno

Nesses períodos, a grama entra em um processo conhecido como transição ou dormência. Isso acontece para que ela sobreviva às temperaturas baixas.

Assim, podemos afirmar que ela cresce em um ritmo lento e poupa as suas energias para suportar os dias mais frios. Agora que você aprendeu como funciona, que tal conferir algumas dicas sobre como cuidar do gramado no frio? Veja!

Retire as ervas daninhas do gramado

Normalmente, nascem ervas daninhas, prejudicando muito o crescimento da grama.

Por isso, é essencial fazer uma limpeza no gramado e retirar todas as ervas daninhas para aumentar a circulação de ar entre as raízes.

De preferência, faça esse trabalho manualmente — é muito mais fácil arrancar as raízes e evitar que cresçam novamente.

É preciso retirar tanto as ervas daninhas quanto as folhas que caem das árvores. Faça a remoção com um rastelo; só assim a luz do sol chega ao solo e nutre a grama.

Aere a grama

Aerar é a mesma coisa que promover a ventilação em um ambiente. Por isso, após cortar a grama, recolha todos os excessos de aparas com um restelo.

Você também pode fazer pequenas perfurações no solo com um garfo, mas é necessário ter cuidado para não danificar as folhas.

Isso ajudará na aeração, porque facilita a passagem de ar, melhorando a qualidade do solo e aumentando a produção.

Ver mais

Como higienizar a casa em meio à pandemia de Coronavírus Como higienizar a casa em meio à pandemia de Coronavírus 31 de Julho de 2020

Frequência:  O ideal é intensificar a rotina de faxina prestando atenção nos cômodos mais críticos, como cozinha e banheiro, que devem receber atenção diariamente.

Não esqueça dos detalhes: alguns objetos acabam passando batido na faxina, mas as maçanetas, corrimãos, controles remotos, interruptores e aparelhos eletrônicos são muito manuseados. Por esse motivo eles devem ser bem higienizados. Álcool 70% é uma boa opção para essa tarefa.

 Mantenha as janelas abertas: a circulação de ar evita que se crie mofo, vírus e bactérias. Assim, recomenda-se que todos os ambientes, sobretudo os mais úmidos, como os banheiros, estejam sempre arejados;

 Limpe seus equipamentos de faxina: depois de terminar de limpar, higienize as luvas da mesma forma que as mãos, com água, sabão e álcool gel. Evite trazer objetos de fora: com muita gente em quarentena, a contaminação pode acontecer quando algo de fora entra na casa. Por isso, adote o costume oriental de tirar os sapatos antes de entrar em casa. Isso evita que as bactérias da calçada entrem. Se for possível, tome banho e tire suas roupas logo que chegar. Ao fazer compras de mercado ou em qualquer outra loja, higienize os produtos antes de guardá-los, incluindo caixas e latinhas.

Ver mais
Aplicando verniz na madeira Aplicando verniz na madeira 24 de Julho de 2020

Para começar, é muito importante que determine que tipo de verniz quer aplicar na madeira. Existem vernizes transparentes e de cor, mates e brilhantes, cada um com acabamentos finais diferentes e deve ter a certeza de qual é o melhor para a superfície com a qual vai trabalhar.

Antes de aplicar verniz na madeira, deverá lixar a superfície para se certificar de que fica perfeitamente lisa e livre de qualquer verniz aplicado anteriormente, se for este o caso.


Coloque umas luvas para evitar manchas na pele e comece por misturar o conteúdo da lata de verniz antes de utilizá-lo usando um pincel. O ideal é mexê-lo suavemente sem o agitar para evitar que se formem bolhas que fiquem presentes também na peça de madeira ao trabalhar com o produto.


Trabalhe com firmeza e rapidez, tem que espalhar muito bem o verniz ainda úmido por toda a superfície, pois quando começar a secar já não poderá fazê-lo pois a camada começará a endurecer.

Deixe que cada camada de verniz fique completamente seca antes de começar a aplicar uma segunda camada, este processo pode levar várias horas mas é importante ser paciente para obter um resultado perfeito.

Ver mais

Dicas de decoração de inverno Dicas de decoração de inverno 13 de Julho de 2020

Espalhe mantas pela casa

Uma boa forma de aquecer o lar é usar mais tecidos em todos os cômodos. Eles remetem ao conforto, ao descanso e combinam muito bem com o inverno. Portanto, as mantas são ótimos elementos para ter em casa. Elas são versáteis, combinam com qualquer estilo e podem ser usadas em vários lugares: no sofá, na cama, sobre as poltronas e até na varanda.

Além de servirem para aquecer, as mantas podem acrescentar vida na sua decoração. Aproveite o inverno para variar, usando modelos estampados ou coloridos sobre um sofá neutro. No quarto, você pode apostar em uma manta de cor complementar à da sua colcha, trazendo cor e vida para sua cama. Assim, você vai ter um ambiente ainda mais convidativo e harmonioso.

Use mais tapetes

Os tapetes são outro coringa na decoração de inverno. Eles trazem a sensação de conforto, decoram e ainda aquecem o ambiente. Principalmente se sua casa for de piso frio, como pedra ou porcelanato, eles são indispensáveis. Também são peças muito versáteis, com variações infinitas de tecido, estampas e tamanhos. E vale usar em todos os cômodos da casa: no quarto, na sala, no escritório, corredores, e até na cozinha e banheiro!

Se você gosta de tapete felpudo, daqueles que te convidam a deitar e relaxar, a hora de utilizá-lo é agora! Se o piso da sua casa é todo branco e você quer trazer mais conforto, use um tapete de cor escura para ajudar a deixar o ambiente mais gostoso. Para quem tem alergia à poeira, existem modelos de nylon, que são antialérgicos e fáceis de limpar. Existem também modelos próprios para áreas externas, e também para áreas molhadas, como banheiro e cozinha. Para a sala de jantar, escolha um modelo fácil de lavar, e evite as cores claras. Um tapete manchado é tudo o que você não quer na sua sala!

Aposte em velas na decoração de inverno

As velas são artigos decorativos que podem dar aquele clima em momentos especiais. Elas ajudam a criar um ambiente romântico, envolvente e elegante, o que é ideal para as temperaturas frias. A luz emitida pelo fogo é mais suave e agradável que qualquer lâmpada, o que dá aquele efeito super aconchegante de meia luz.

Use velas maiores na mesa de jantar, para acompanhar aquele jantar romântico. No quarto, você pode optar por velas menores, coloridas e perfumadas, para proporcionar uma noite inesquecível… As velas com perfume são ótimas também para ser usadas no lavabo, em uma noite de festa. Experimente também o efeito relaxante das velas, curtindo um banho de banheira bem quentinho só com a luz do fogo.

Invista em peças de materiais “quentes”

Se você quer comprar peças novas, seja uma poltrona, um banquinho para os pés ou apenas itens de decoração, escolha bem o modelo e os materiais. A madeira é quente ao toque e tem um visual mais aconchegante. Aposte em estofados fofinhos e com acabamento peludo. Troque as peças de vidro pelas de metal, principalmente o cobre.

Ver mais
Telhado aparente x telhado embutido Telhado aparente x telhado embutido 26 de Junho de 2020

O telhado aparente, como o próprio nome diz, é aquele que fica visível e tem os beirais projetados para fora da residência.

Esse é um dos modelos de telhados mais comuns, usado nas casas tradicionais. A arquitetura moderna trouxe para a construção civil os telhados embutidos, que ficam escondidos atrás de pequenas paredes no topo da casa chamadas platibandas.

Esses modelos de telhados são utilizados em projetos mais contemporâneos em que o cliente deseja um visual clean. Do ponto de vista estético e financeiro, a escolha entre casas com telhado embutido e telhado aparente é uma questão pessoal de cada cliente.

Já casas com telhado embutido causam dificuldade na hora de fazer instalações elétricas ou outro tipo de manutenção.

Por isso, para fazer a melhor escolha, é importante entender quais são os planos futuros do cliente em relação a manutenção e instalações.

Ver mais

Tipos de telhados: aprenda a criar coberturas bonitas e seguras Tipos de telhados: aprenda a criar coberturas bonitas e seguras 19 de Junho de 2020

Quando olhamos para o exterior de uma casa, os tipos de telhados de cada uma é um dos elementos que mais chamam a atenção, não é mesmo?

A escolha dos modelos de telhado exige do arquiteto um estudo sobre o clima e orientação solar do terreno, além da disposição do cliente para futuras manutenções.

Quando falamos de tipos de telhados aparentes ou embutidos, existem algumas dúvidas sobre qual é a melhor opção.

Tipos de telhados

Telhado de cerâmica

Vamos começar nossa lista com o telhado de cerâmica, um dos modelos de telhados mais utilizados em projetos residenciais.

Geralmente as telhas são feitas de argila ou de barro e oferecem muita resistência.

O telhado de cerâmica se destaca também pelo conforto térmico e acústico.

Mas caso a região tenha temperaturas muito elevadas ou baixas, é possível incluir uma manta térmica sob o telhado. Ela é composta por uma ou duas faces de alumínio e ajuda a manter a temperatura ambiente agradável. Outra vantagem da telha de cerâmica é a facilidade de encontrar mão de obra especializada.

Telhado de policarbonato

Esse tipo de telhado é uma solução empregada quando o cliente quer aproveitar a luz natural para iluminação do ambiente.

O policarbonato é vendido tanto no formato de telhas translúcidas como em placas compactas, alveolares ou refletivas. Ele tem uma boa resistência, mas pode ser curvado de acordo com a necessidade na obra.

Geralmente, o telhado de policarbonato é utilizado na cobertura de áreas externas, como varandas, garagens, piscinas, estufas ou áreas de lazer no geral.

Uma das suas desvantagens é em relação ao barulho quando chove, que pode ser bem incômodo nesses modelos de telhados.

Telhado de vidro

O telhado de vidro é indicado para quem deseja aproveitar a luz natural e ampliar a visibilidade dos ambientes. Ele pode ser feito com telhas translúcidas, placas ou chapas.

Esses tipos de telhados são muito utilizados em áreas de piscina ou ambientes externos, como varandas.

Além de trazer elegância e modernidade, o vidro evita barulhos causados pela chuva. Um cuidado importante é em relação ao tipo do material, que deve ser temperado ou laminado.

Ver mais
Dicas para fazer o encanamento da sua casa. Dicas para fazer o encanamento da sua casa. 01 de Junho de 2020

Procure materiais certificados pelo Inmetro. Produtos não certificados não tem garantia de qualidade. Isso pode resultar em sérios problemas na rede hidráulica de sua residência. Dessa forma, será preciso uma reforma para reparar possíveis danos causados. Procure por encanamentos bons, porém economize na compra.

Preste atenção nas juntas elásticas. Elas são responsáveis pela ligação de um cano ao outro. Procure usar juntas elásticas de qualidade. Usando as juntas de qualidade, você pode evitar possíveis vazamentos na passagem da água pelos canos, use as dicas para fazer o encanamento da sua casa, jamais use as opções muito econômicas!

Para o encanamento da cozinha, procure utilizar caixas de gordura. Esse sistema é excelente, pois a gordura é impedida de chegar até o esgoto. Se a gordura cair no encanamento, o mesmo ficará entupido. Para evitar esse transtorno, instale a caixa de gordura.  

Para fazer essas instalações, é preciso que o trabalho seja executado por alguém de confiança. Por que reparos na rede hidráulica exige muito esforço, pois muitas vezes tem que realizar quebras para poder consertar. Esses reparos podem, em casos extremos, abalar a residência. Sendo assim, procure referências sobre o profissional que está contratando.

Ver mais

Vamos falar de decoração? Vamos falar de decoração? 07 de Maio de 2020

As vantagens das casas de madeira são diversas, entre elas o fato de garantirem um ambiente com temperatura sempre agradável. A madeira consegue manter o ambiente mais aquecido no frio e mais fresco no calor. Ou seja, as fachadas de casas de madeira sempre serão aconchegantes e convidativas. Mesmo nas áreas externas, é possível dar um toque de madeira usando pergolado.

Antes de decorar pense no seguinte: Que tipo de ambiente você quer ter?

Rústico, moderno, urbano, campeiro...

O importante é escolher aquele que mais lhe agrada e partir daí.

Existe também a possibilidade de mesclar estilos, cores e tonalidades (muitas pessoas optam por branco em contraste com o escuro da madeira por exemplo) para obter um equilíbrio perfeito entre a casa e a decoração.

Ver mais
Jardim de Inverno Jardim de Inverno 07 de Maio de 2020

Jardins de inverno são aqueles criados em alguma área da parte de dentro de casa. Quando montados com as plantas e elementos mais adequados para esse tipo de composição, ajudam a trazer mais umidade, frescor, aromas agradáveis e contribuem para a renovação do ar.

A melhor vantagem de todas é poder desfrutar da beleza de seu jardim de inverno no conforto máximo dos espaços internos, em especial para quem não tem tempo para manter um quintal ao redor da casa. Nesses casos, o jardim de inverno é uma alternativa perfeita, pois é bastante flexível e adaptável a variados ambientes.

Uma dica: Criar um jardim de inverno embaixo da escada é uma das melhores opções para esse projeto, já que geralmente é um espaço sem uso. Então, ao colocar uma bela combinação de plantas e detalhes decorativos, esse simples espaço se transforma.

Ver mais

Tendências de Decoração para 2020. Tendências de Decoração para 2020. 13 de Março de 2020

ESTAMPA GRANILITE

Sucesso na década de 40, o granilite voltou com tudo para a decoração. Vasos, papéis de parede, tecidos, entre outros ganharam a estampa que já é uma das mais queridinhas no design. O mais interessante é que pode ter várias cores e ser incluída em vários tipos de estilos!

AMBIENTE MONOCROMÁTICO

O ambiente monocromático produz um efeito mais dramático no resultado final da decoração. Para utilizá-lo você pode misturar diversos tons de uma mesma cor e trazer um efeito especial e sensação de aconchego misturando com diversos tipos de tecidos e texturas.

PLANTAS E FLORES SECAS

Outra tendência que nos últimos anos vêm ganhando cada vez mais espaço na decoração são as plantas dentro de casa. Em 2020 esse movimento vai estar ainda mais forte: menos plantas artificiais e cada vez mais plantas reais! Pesquise sobre as espécies e veja qual mais se adapta a sua realidade em relação ao tempo que você tem para se dedicar à manutenção ou em relação à luminosidade da sua casa.  As flores secas também vêm conquistando um espaço importante na decoração. O mais interessante é que você pode ter por muito tempo um arranjo especial aí na sua casa! Dá só uma olhada:

TONS TERROSOS

Os tons terrosos trazem um clima de aconchego e conforto ao ambiente. Uma boa dica para utilizá-los é mesclando com tons mais claros para garantir uma boa iluminação no espaço.

Ver mais
O que é Urban Jungle? E como reproduzir. O que é Urban Jungle? E como reproduzir. 06 de Março de 2020

Na tradução livre do inglês para o português significa “Selva Urbana” e é uma forma de trazer as plantas e o clima de ar puro para dentro de casa – por menor que seja o seu imóvel. Para te mostrar como funciona esse tipo de decoração e como aplicar em casa, nós da CasasVacariense separamos algumas dicas que vão te ajudar.

PRATELEIRAS

Antes de tudo é importante deixar claro que você não precisa incluir uma enorme quantidade de plantas ou dispor em todos os ambientes. A ideia é que você tenha um cantinho. Em pequenos ambientes você pode aproveitar os espaços verticais. As prateleiras são uma ótima opção para organizar os vasos sem ocupar muito espaço. O destinado para as plantas que mais se identificam com a sua rotina.

Até para dividir um ambiente, os vasos suspensos são grandes aliados. Eles podem ser pendurados por uma corrente e um gancho instalado no teto. Só fique atento em relação ao peso que pode ser colocado ali naquela peça.

Aproveite até os cantinhos mais improváveis: pode ser um espaço acima da TV, perto da janela ou perto da cozinha.

ESPÉCIES E MANUTENÇÃO

A escolha das espécies depende muito da sua rotina e dos tipos de cuidados que você pode dedicar para cuidar das plantas. Alguns tipos demandam cuidados diários, outros semanais, outros quinzenais e assim por diante. Se tem mais tempo e sol direto, os temperos e plantas para montar uma horta. Agora, se não tem como se dedicar muito para a manutenção é bom investir em espécies que não demandam cuidados diários – suculentas, samambaias, costela de adão, espada de São Jorge, jiboia, entre outras. Meia-sombra são as espécies que preferem sol que chega pela manhã ou no final da tarde, já a sombra são as que preferem receber a luz que não entra diretamente no espaço. Antes de definir as plantas é importante sempre avaliar se a espécie escolhida pode não fazer bem aos pets, crianças ou em relação ao ar do ambiente.

Ver mais

Cortinas para casa, como escolher? Cortinas para casa, como escolher? 24 de Fevereiro de 2020

Tome notas das medidas

Antes de ir às lojas em busca da cortina ideal, é importante tomar notas das medidas. O morador precisa conhecer a largura e a altura da janela para adquirir a peça ideal. Se a janela tem dois metros de largura, por exemplo, é importante deixar uma folga de 10 cm de tecido de cada lado. As cortinas que vão até o chão costumam deixar o ambiente com um ar elegante e receptivo. Elas combinam principalmente com os quartos e salas. Já as cortinas curtas são indicadas para quartos infantis e cozinhas.

 Defina o melhor tecido

 A escolha do tecido da cortina depende muito da proposta da decoração em geral. Por exemplo, se o objetivo é criar um ambiente imponente e clássico, então a solução é vestir as janelas com seda e veludo. Por outro lado, se o cômodo tem um estilo mais descontraído, então o algodão ou a fibra natural tem mais empatia.

 

Defina a melhor cor de cortina

As cortinas lisas e com cores neutras são atemporais e dificilmente enjoam os moradores. Elas também são fáceis de combinar com qualquer proposta de decoração. Por isso, quem está em dúvida com relação à cor da cortina, deve sempre optar pelo branco. As cortinas com cores fortes, por sua vez, deixam o ambiente com mais personalidade. Os modelos confeccionados com tecidos escuros podem ser usados no décor, desde que a janela não tenha muita exposição ao sol.

Ver mais
 Dicas de sucesso para refrescar sua casa. Dicas de sucesso para refrescar sua casa. 23 de Janeiro de 2020

Nada melhor e ter uma limpa e perfumada não é mesmo? A Casas Vacariense ajuda você com dicas incríveis para deixar seu lar ainda mais limpo e refrescante.

 UTILIZE LÂMPADAS LED

Para quem deseja refrescar a casa, uma boa opção é trocar as lâmpadas incandescentes ou halógenas pelas de led. Além de possuírem uma vida útil mais longa e oferecer uma maior economia de energia, elas não esquentam o ambiente.

PREFIRA CORES CLARAS

As tintas nas cores claras, como pastéis, creme e branco, são ótimas alternativas para quem deseja um espaço bem iluminado. Ademais desse benefício, tons menos intensos podem amenizar a sensação térmica dentro de casa, pois têm a capacidade de refletir a luz sem absorver o calor.

POSICIONE ABERTURAS COM COBOGÓS

Em termos gerais, os cobogós são blocos vazados geralmente feitos de cerâmica ou concreto. Esse tipo de material conta com diversos desenhos, cores, modelos e tamanhos para substituir os tijolos convencionais nas divisórias em interiores ou compor fachadas das casas. Dessa forma, além de decorarem a residência, eles favorecem a entrada de luminosidade e ventilação nos ambientes.

Ver mais

Casa limpa e refrescante. Casa limpa e refrescante. 13 de Janeiro de 2020

APROVEITE O AR FRESCO DA NOITE

Durante a noite, a sensação térmica costuma ser mais amena. Para manter esse frescor por mais tempo, abra as janelas, e deixe que o ar circule pela casa. Dessa forma, você conseguirá dormir melhor em um ambiente mais agradável. Contudo, para evitar os possíveis incômodos provocados pelos insetos, vale a pena providenciar uma tela de proteção.

INVISTA EM PLANTAS E ITENS COM ÁGUA

As plantas são ótimas opções tanto para decorar ambientes quanto para ajudar a manter a umidade e diminuir a temperatura neles. Nesse sentido, vale usá-las a seu favor, fazendo um pequeno jardim ou distribuindo lindos vasos pela casa.

APOSTE NOS TECIDOS LEVES DE CORES CLARAS

No verão, alguns tecidos grossos e com cores escuras, como camurça e veludo, podem provocar desconforto por reter calor. Nesse caso, o ideal é substituir tapetes peludos, cortinas e roupas de cama por itens de tecidos mais leves de cores neutras e claras. Para almofadas e sofá com tecido pesado e tonalidade mais escura, cobri-los com capa de algodão ou linho em cores claras pode ser uma ótima alternativa. Com essas dicas da Casas Vacariense sua casa vai ficar cada vez mais aconchegante e refrescante.

Ver mais
Dicas de flores para seu jardim! Dicas de flores para seu jardim! 18 de Dezembro de 2019

As flores renovam as energias e o colorido do ambiente, e as Casas Vacariense te dá dicas de fazer a melhor escolha na hora de decorar seu jardim.

Flor de Chagas:

A flor de chagas é uma planta conhecida pelo facto das suas flores e pétalas serem comestíveis, como se de um vegetal se tratasse. Apresentam um sabor apimentado e florescem durante o verão, apesar de não resistirem às temperaturas extremas. É um tipo de flor que apresenta uma enorme variedade de cores, como o amarelo, o cor-de-rosa, laranja e o verde, sendo também conhecida como flor de sangue, agrião do México, Capuchinha, Nastúrcio, Nastúrio e Chagueira.

Lírios de Dia

Os lírios de dia são plantas herbáceas, perenes, com rizoma e são conhecidas por desabrocharem de manhã e fecharem-se de noite. Apesar do nome, não são lírios verdadeiros, são plantas muito populares e vistosas que apresentam uma enorme variedade de formas e flores.

Coleus:

O coleus é uma planta herbácea muito utilizada na decoração de um jardim, pérgola e alpendre. Os coleus são conhecidos por serem grandes, macios e podem apresentar diversas combinações de cores entre o amarelo, o vermelho, o rosa, o roxo, o verde e o castanho. São plantas tropicais que se dão muito bem com as altas temperaturas e, por isso mesmo, são ideais para um jardim de Verão.

Zinias:

A zinia é uma flor que pertence à família Asteraceae e destaca-se pelo comprimento do seu caule. Trata-se de uma flor que se dá bem com altas temperaturas e prefere uma terra rica em húmus. É uma flor muito elegante na constituição e ornamentação de um jardim e a sua altura pode variar entre os 15 centímetros e um metro.

Ver mais

Quais são os principais equipamentos de jardinagem para ter em casa? Quais são os principais equipamentos de jardinagem para ter em casa? 12 de Dezembro de 2019

CORTADOR DE GRAMA

Especialmente útil em jardins maiores, o cortador de grama é um item obrigatório para manter o seu “tapete verde” sempre uniforme e com toque aveludado. Se o seu quintal é pequeno, você pode até pensar que essa ferramenta é dispensável.

PÁ PEQUENA E LARGA

Indispensável para adubar as espécies até mesmo em jardins verticais, a pá de formato pequeno e largo tem um desenho bastante funcional para que você consiga mexer na terra sem fazer bagunça ou danificar as plantas, pois tem cabo curto, lâmina abaulada e bico na extremidade.

 TESOURA PARA PODA

A tesoura específica permite um corte muito mais certeiro e cuidadoso, que não vai comprometer a estrutura do vegetal. Inclusive, existem tesouras de diversos cortes disponíveis no mercado. Então, se o seu jardim é composto por espécies diversas, uma boa dica é montar um kit de jardinagem com tesouras diferentes conforme o tamanho do caule e a necessidade da planta em questão.

ENXADINHA

A enxadinha deve ser utilizada naquelas tarefas que exigem mais esforço, como a retirada de ervas daninhas pela raiz. Seu uso também é muito comum na capina do mato baixo, além de ajudar a escavar e revolver a terra, espalhando adubo e matéria orgânica. Com essas dicas da Casas Vacariense você vai sentir a diferença na hora de limpar seu jardim, e deixá-lo de cara nova.

Ver mais
Dicas para tirar o cheiro de cachorro do ambiente. Dicas para tirar o cheiro de cachorro do ambiente. 02 de Dezembro de 2019

Mesmo que o seu pet esteja com a higiene em dia, é da natureza dele ter um cheirinho próprio. Em muitos casos, inclusive, estamos tão habituados com o cachorro que nos acostumamos com os odores, de modo que eles se tornam imperceptíveis para nós. No entanto, não se deixe enganar: o cheiro existe. Por isso, a Casas Vacariense se preocupa com cada detalhe importante, então segue algumas dicas:

DÊ BANHO NO PET REGULARMENTE

Não é à toa que essa é a dica número um para quem mora com os pets. Afinal, não há como deixar a casa limpa e cheirosa se o seu cachorro não toma banho, concorda? Por isso, jamais descuide da higiene do animal.

MANTENHA O CHÃO SEMPRE LIMPO

Se você cria o pet nas áreas externas da residência, ok: não será preciso limpar o chão todo dia. No entanto, se o bichinho fica dentro de casa, você precisará fazer uma limpeza diária. Afinal, com a movimentação do cachorro, é inevitável que os pelos se espalhem pelos cômodos, favorecendo odores indesejáveis.

VERIFIQUE OS FILTROS DO AR-CONDICIONADO

Os filtros do ar-condicionado têm tudo a ver com os odores do ambiente. Em uma casa com cachorro, os pelos interferem no funcionamento desses filtros e podem até causar entupimentos caso você não fique de olho no aparelho. Para evitar o problema, considere trocá-los com uma frequência maior, como a cada duas semanas. Assim, você conseguirá controlar melhor os odores sem prejudicar a vida útil do seu ar-condicionado.

UTILIZE DESINFETANTES

Principalmente no caso de xixi fora do lugar, o desinfetante será indispensável, já que o produto elimina 99% das bactérias do ambiente.

Ver mais

Bebês na casa? Saiba como deixar sua casa mais segura. Bebês na casa? Saiba como deixar sua casa mais segura. 22 de Novembro de 2019

NÃO DEIXE OBJETOS ESPALHADOS PELO CHÃO

Essa é a principal dica para quem tem bebês, que adoram brincar no chão sobre o tapete. Isso é ótimo tanto para os pequenos, quanto para os pais, que ganham minutos preciosos para fazer as tarefas do dia enquanto os filhos brincam por perto.

Mas, para que essa tranquilidade não se transforme em um pesadelo, é obrigatório inspecionar cada cantinho da casa, retirando qualquer objeto perigoso do chão ou do alcance dos pequenos. Remédios, chaves, objetos cortantes ou que possam ser engolidos… Tudo isso deve ser retirado dos móveis baixos após a chegada do bebê. Uma boa dica é instalar prateleiras suspensas para deixar a casa mais segura.

 
PROTEJA TODAS AS PORTAS E JANELAS

A primeira coisa a se fazer é retirar qualquer tipo de móvel que esteja perto das portas e janelas da residência, já que eles poderão servir para seus filhos escalarem certas alturas e se colocarem em risco.

Além disso, é obrigatório que todos os parapeitos externos tenham rede de proteção. Mesmo que a criança não consiga alcançar essas áreas, não dá para contar com a sorte e deixá-las desprotegidas, certo?

Também é essencial eliminar cordões de cortinas e persianas, cortando ou amarrando de um jeito que seu filho nunca vá pensar em enrolá-los no pescoço. Quanto às portas, certifique-se de que todas as fechaduras e maçanetas estão em perfeito estado de funcionamento. Assim, as crianças que já têm altura o suficiente para trancar a porta não correrão o risco de ficar presas.

Para quem tem crianças menores, uma ótima dica é utilizar protetores de porta para evitar o clássico acidente de prender os dedos. Geralmente, esses protetores são fabricados em espuma ou borracha e devem ser atados às maçanetas, impedindo que elas se fechem por completo.

Ver mais
Controle de pragas, o que fazer? Controle de pragas, o que fazer? 14 de Novembro de 2019

As pragas urbanas podem ser exterminadas com métodos químicos utilizados no controle de pragas, mas é fundamental que a manutenção da desinsetização seja realizada por empresas altamente qualificadas. Obter um resultado satisfatório em um processo de desinsetização depende de alguns critérios básicos, como procedimento e ciclo adequados, produtos ideais para o tipo de controle que se deseja fazer e para o tipo de praga que se pretende eliminar.

Ciclo de desinsetização

Os produtos utilizados atualmente não matam os insetos imediatamente, mas continuam o processo de exterminação por mais tempo. Os insetos precisam entrar em contato com os produtos – no caso do gel, se alimentar dele, retornar ao seu esconderijo para morrer e assim contaminar os outros da espécie. Nesses casos, após a desinsetização, a orientação é evitar lavar ou fazer a limpeza com panos úmidos nos locais dedetizados por um período mínimo de 15 dias.

Periodicidade ideal

A manutenção da desinsetização depende de algumas características da residência. Para casas de madeira ou condomínios residenciais, especialistas sugerem que a manutenção da desinsetização seja no máximo trimestral. É aconselhável que um profissional capacitado faça o diagnóstico do local. Para evitar determinados tipos de pragas como as pulgas, o ideal é usar produtos específicos preventivos no ambiente.

A Casas Vacariense alerta, é imprescindível lembrar que adiar uma desinsetização do ambiente pode gerar prejuízos financeiros e danos (de leves a graves) às pessoas.

Ver mais

Jardim de Verão Jardim de Verão 06 de Novembro de 2019

Entramos na primavera e nada melhor que pensar como vai ser o próximo verão. E com isso, a Casas Vacariense escolheu algumas flores para que seu jardim possa se manter sempre fresco, colorido e deslumbrante.

Flor de Cone:

A flor de cone (equinácea) é uma perene duradoira que regressa todos os anos para colorir e dar brilho a um jardim na estação do verão. Trata-se de um tipo de flor específica que se destaca por ser muito tolerante à seca e por ser de baixa manutenção. As flores de cone apresentam uma grande variedade de cores como o cor-de-rosa, laranja, branco e amarelo e isso faz com que a decoração do seu espaço exterior seja deslumbrante.

Gerânio:

A gerânio é uma planta em flor que pertence à família Geraniaceae. Trata-se de uma planta que está em constante florescimento desde a primavera até ao outono e isso faz com que o seu jardim esteja sempre magnífico durante a estação do verão.

Dálias: 

A dália é um género de flor que pertence à família Asteraceae. Trata-se de uma herbácea de porte médio, perene, que ao chegar à idade adulta pode atingir 1,50 metros. Atualmente, existem vários tipos de dálias com diversas formas e cores e estas são uma excelente alternativa na decoração de um jardim.

Ver mais
Dicas de proteção para sua casa Dicas de proteção para sua casa 01 de Novembro de 2019

A Casas Vacariense pensa no bem estar de seus clientes, por isso, separou algumas dicas de proteção nas portas e janelas de sua casa.

METAL

Assim como as peças de madeira maciça, as esquadrias de ferro também são opções muito seguras para portas e janelas. Nesse caso, a principal diferença está relacionada ao preço, visto que a madeira tende a ser mais cara, considerando-se a sua origem nobre e o seu elevado padrão estético. Existem ainda as portas e janelas de alumínio, que, além do design leve e funcional, são bem mais resistentes à ferrugem. Além disso, elas podem ser instaladas nos ambientes externos da residência.

DICAS PARA REFORÇAR A SEGURANÇA

JANELAS BASCULANTES

Apesar de não terem travas, esses modelos dificultam bastante o acesso ao interior da residência. Dependendo do tamanho das folhas dos basculantes, uma eventual entrada pelas janelas se torna algo impossível.

 
 PORTAS BASCULANTES

Como o nome indica, a porta basculante segue o mesmo padrão das janelas desse tipo, sendo alternativas perfeitas para bloquear o acesso à casa. Nos projetos mais contemporâneos é muito comum encontrar esse tipo de porta nas garagens, conjugada com uma tranca reforçada e um bom sistema eletrônico para facilitar o acesso dos moradores.

 
 PORTAS BEM ILUMINADAS

Instale lâmpadas de qualidade em todas as portas externas da residência, preferencialmente reguladas por sensores eletrônicos.

Assim, você facilita a visibilidade na área externa e nem precisa se preocupar em ter que deixar a luz acesa sempre que for sair de casa à noite. O meio ambiente e o seu bolso agradecem.

Ver mais

 Cuidados com a madeira de sua casa Cuidados com a madeira de sua casa 24 de Outubro de 2019

Como já falamos em outras postagens, vale sempre lembrar dos cuidados que temos que ter com a madeira de nossa casa e nossos móveis. A Casas Vacariense ajuda você com isso.

UTILIZE PRODUTOS ESPECÍFICOS PARA MADEIRA

Os móveis de madeira devem ser polidos toda semana, assim ficarão protegidos e parecerão sempre novos. Mas cuidado com os produtos que utilizar: prefira marcas que não contenham silicone ou álcool.

Utilize cera neutra de carnaúba nas madeiras protegidas e polistein transparente (agente impregnante que permeia os poros da madeira) nos móveis que estão expostos.

Também é possível utilizar cera de silicone incolor e, até mesmo, o óleo de Peroba (com cuidado, pois podem manchar se usados excessivamente).

 

APLIQUE VERNIZ

O verniz, o lazur e o stein são grandes aliados da madeira. De acordo com especialistas, esses produtos protegem contra os efeitos da umidade e do sol e ajudam no acabamento de peças em madeira. Os vernizes para madeira geralmente são menos resistentes quando expostas ao sol e à chuva. O sintoma do seu desgaste é muito claro: ele apenas começa a descascar. Com o menor sinal desse fenômeno, aplique uma nova camada da tinta.

Ver mais
Segurança. Segurança. 14 de Outubro de 2019

Quando se fala em segurança, sempre pensamos mais além, por isso, a Casas Vacariense vai te dar dicas e como proteger sua casa e sua família.

DIFERENTES TIPOS DE MATERIAL

Um imponente portão de ferro é capaz de transmitir uma maior sensação de segurança, certo? Mas sabemos que nem sempre é possível instalar esse tipo de porta em toda a extensão da residência. Por isso é que as combinações de madeira e vidro já se tornaram uma verdadeira unanimidade nos projetos residenciais, sobretudo nas áreas internas da casa.

MADEIRA

Indiscutivelmente belas e elegantes, portas e janelas de madeira têm excelente resistência e durabilidade. Fazendo a manutenção adequada, é provável que essas esquadrias durem uma vida inteira na sua casa.

Quanto à segurança, as peças duplas são as mais indicadas, geralmente combinando madeira maciça e painel de vidro.

VIDRO

O vidro por si só já apresenta excelente proteção para portas e janelas, sobretudo considerando-se que são utilizados vidros especiais nesse tipo de fabricação. Quanto às portas, o modelo duplo é o mais comum, pois, além de reforçar a segurança da casa, favorece a entrada de luz natural e barra a entrada de insetos típicos de verão.

Quanto às janelas, recomenda-se escolher cortinas ou persianas de qualidade para garantir o melhor conforto térmico no interior da casa e manter a discrição dos moradores.

Ver mais

Pensou em materiais de construção? Pensou em materiais de construção? 02 de Outubro de 2019

A Casas Vacariense te ajuda a fazer a escolha certa na hora de construir ou reformar.

TENHA ATENÇÃO COM OS PRODUTOS FORA DE LINHA

A princípio, produtos fora de linha parecem uma boa opção por conta do preço acessível. Itens de coleção ou temporada costumam sair de linha com frequência. Quando é lançada uma nova coleção, os fabricantes geralmente cessam a produção dos antigos materiais, tornando difícil a reposição. Caso haja necessidade de manutenção futura, você pode encontrar muitos obstáculos para substituí-los.

AVALIE OS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO DE PONTA DE ESTOQUE

Ao selecionar o produto, mas de lotes diferentes, pode ocorrer uma variação de tonalidades entre os modelos. Consequentemente, a sua reforma ou construção fica desigual. É importante avaliar as peças, se possível, peça para avaliá-las no estoque, para ver o estado em que se encontram.

PESQUISE AS VANTAGENS E CUIDADOS AO COMPRAR ON-LINE

Entre as vantagens, podemos citar a facilidade para pesquisar os itens de sua preferência entre diferentes sites. Além disso, empresas on-line costumam apresentar bons descontos para atrair o consumidor, o que pode reduzir a previsão inicial orçada.

Ver mais
 Como limpar a parede com mofo? Como limpar a parede com mofo? 23 de Setembro de 2019

Vamos te dar algumas dicas e eliminar o mofo da sua casa sem muitos esforços.

FAVOREÇA A VENTILAÇÃO ABRINDO TODAS AS JANELAS DA CASA

Abra todas as portas e janelas e deixe o sol entrar. Além disso, à medida que os esporos vão se soltando, os microrganismos se espalham pelo ambiente — o que configura um grande risco de contaminação. Portanto, quanto mais ventilada e ensolarada a casa estiver, melhor. Faça essa limpeza durante o dia e, se necessário, conte com o auxílio de ventiladores para favorecer a circulação do ar.

COLOQUE LUVAS E MÁSCARAS DE PROTEÇÃO ANTES DE INICIAR A LIMPEZA

Mesmo que você já saiba disso, nunca é demais relembrar: é obrigatório o uso de óculos, luvas de proteção e máscaras filtradoras durante toda a realização da faxina.

FAÇA UMA MISTURA COM MEDIDAS ESPECÍFICAS DE ÁGUA SANITÁRIA

Em um balde, misture uma proporção de 1/3 de água sanitária para uma medida de água. O volume total dependerá basicamente do tamanho da infestação. O importante, nesse caso, é respeitar essa proporção de alvejante. Se a intenção é atacar diretamente os esporos, a água sanitária é a arma ideal.

APLIQUE A MISTURA SUAVEMENTE NAS SUPERFÍCIES MOFADAS

Com a solução pronta, basta aplicá-la sobre as paredes atacadas, esfregando com uma escova de cerdas duras. Os movimentos devem ser leves, porém precisos. Assim, aos poucos o mofo vai se despregando da superfície, deixando-a mais limpa e clara de maneira uniforme.

ENXÁGUE COM UM PANO ÚMIDO E SEQUE BEM PARA FINALIZAR

Depois de esfregar as manchas, enxágue-as com o auxílio de um pano limpo e úmido, repetindo a operação se julgar necessário. Finalmente, seque bem a área e pronto! Após a faxina, mantenha o ambiente aberto por mais algum tempo.

Ver mais

Aprenda como preservar Madeira para resistir ao tempo Aprenda como preservar Madeira para resistir ao tempo 10 de Setembro de 2019

CUIDE NA HORA DA LIMPEZA

Se possível, proteja os objetos de madeira de condições climáticas adversas para que não sofram deformações físicas. Com as intempéries, móveis desse material correm risco de perder sua cor original, danificar suas fibras, sofrer com o ressecamento, entre outros problemas. A madeira também pode inchar com água, o que contribui para a sua decomposição, bem como para a formação de fungos sobre sua superfície.

Portanto, realize uma limpeza diária com panos secos, aspiradores e vassouras, para evitar que o pó se acumule. A poeira não é a melhor amiga da saúde porque “se espalha” no ar, então evite o uso de espanadores. Mesmo um pano úmido pode danificar a madeira, logo, quanto menos umidade, melhor.

MANTENHA A PINTURA BEM-FEITA

O cuidado mais importante para preservar móveis de madeira é, sem dúvidas, manter a pintura sempre atualizada. A tinta forma uma camada resistente e à prova de água, contribuindo para evitar os efeitos da umidade e o surgimento de pragas nas peças.

Em geral, presume-se que a madeira tenha uma vida útil de cinco anos até que seja necessário repintá-la. Eventualmente, as camadas de tinta perdem sua capacidade de vedação ao longo do tempo, e uma pintura nova é, portanto, necessária para seu selamento. Essas dicas úteis da Casas Vacariense irá ajudar você a conservar a sua casa de madeira por muito mais tempo.

Ver mais
Decoração com Estêncil Decoração com Estêncil 06 de Agosto de 2019

Você já ouviu falar em estêncil, certo? Feito de vários materiais mais grossinhos como o acetato, o estêncil é um molde vazado de vários temas e desenhos. A brincadeira consiste em, com a ajuda de um pouco de tinta, reproduzir a imagem exata do molde em praticamente qualquer superfície. Na decoração, o estêncil quebra um galhão na hora de trazer personalidade para móveis, tecidos e paredes que caíram na mesmice.

O estêncil encanta pela facilidade e pela quantidade enorme de possibilidades que oferece. Com o modelo desejado em mãos, você consegue dar cara nova até mesmo para o piso da sua casa, precisando apenas de dedicação e tempo. A técnica em si não detêm grandes segredos, mas como qualquer projeto exige um bom bocado de paciência.

Antes de começar a estampar lindos padrões por aí, é preciso lançar mão de rolos de fita crepe. Fixe o molde de forma bem retinha e firme com a fita, para que a tinta não vaze e o desenho saia borrado. Vale ressaltar que, mesmo tomando todos os cuidados, é possível que o resultado não fique perfeito – e essa é até uma das características do trabalho feito com o estêncil. Mas se você procura um resultado mais certinho, um pincel bem fino pode ajudar a dar retoques.

Outro detalhe importante é a aplicação da tinta. O melhor a fazer é aplicar tinta com a ajuda de uma esponja ou de um pincel batedor, ambos garantem um acabamento melhor e ajudam a prevenir aqueles errinhos que comentamos. A esponja na hora de carimbar o estêncil precisa ter pouquíssima tinta para não vazar.

Sabendo destes pequenos truques, basta adquirir o molde vazado certo para dar cara nova aos seus espaços. A gente já personalizou um Baú Caixa Camarada com a ajuda da técnica, lembra? Por ser bem mais barato do que qualquer papel de parede, ele é uma solução tentadora para fazer detalhes em paredes do lavabo, quarto ou sala.

 

Cortinas, tapetes, toalhas e até louças podem entrar na dança, basta colocar a chapa vazada na superfície no objeto e aplicar a tinta por cima.

Ver mais

Conheça os tipos de janelas de vidro Conheça os tipos de janelas de vidro 22 de Julho de 2019

Está cansado do ambiente escuro da sua casa? Então, conheça os tipos de janelas de vidro para deixar o ambiente ainda mais iluminado!

As janelas são itens fundamentais para qualquer ambiente, seja para a sua casa ou para o seu escritório.

Pensando nisso, existem diversos tipos de janelas de vidro presentes no mercado que podem melhorar o aspecto do ambiente.

As janelas de vidro são consideradas as mais adequadas para quem deseja ter um ambiente mais moderno, pois permite a entrada de luz natural e ventilação interna.

Para definir um tipo de janela, é importante estudar o ambiente em que ela será projetada.

Um fator importante na hora de decidir qual janela escolher, é entender que cada uma delas possuem funções diferentes, isoladamente.

É fundamental observar a qualidade do vidro que será instalado e as características dos diversos modelos.

 

Janela de Correr

A janela de correr é um dos tipos de janela mais comum existente no mercado.

É aquela que desliza na horizontal e permite uma abertura rápida, sem que haja muito esforço.

Para quem deseja ter os cômodos mais iluminados, é recomendado o modelo de vidro, pois as instalações antigas são acompanhadas por grades.

Esse tipo de janela costuma ser instalada na sala de estar, quartos e cozinha.

Janela Guilhotina

A janela de guilhotina abre na vertical, sustentada pela borboleta, peça de metal, e possuem 2 folhas.

Esse tipo de janela mais tradicional é encontrada normalmente em casas e apartamentos, mas já existe no mercado, modelos mais modernos.

Além disso, é um modelo muito comum em escritórios, pois não ocupa espaço, já que sua projeção não se dá internamente ou externamente.

Um outro fator importante é que esse tipo de janela também facilita a ventilação superior e inferior do ambiente.

Janela Pantográfica/Sanfonada

A janela pantográfica popularmente conhecida como sanfonada, possui folhas articuladas e que dobram uma sobre a outra.

É ideal para ambientes espaçosos, podendo ser dobrada ou abertas por completo, garantindo maior iluminação.

Esse tipo de janela dá um aspecto elegante para o ambiente, mas a limpeza do vidro pode ser trabalhosa.

Janela Tombar

A janela tombar é aquela fixada no meio do batente, normalmente, com duas folhas e tem abertura na parte superior e inferior.

Esse tipo de janela abre tanto para dentro quanto para fora e por isso, dá a impressão de que irá “tombar” e vale ressaltar que existem modelos que possuem abertura na vertical e horizontal.

É normalmente projetada em espaços pequenos, pois auxilia na ventilação e luminosidade.

 
Janela Projetante

A janela projetante é fixada na parte superior ou nas laterais e sua abertura é feita para fora na parte inferior.

Pode-se encontrar diversos tipos de tamanhos de janela projetante no mercado e ser usada tanto em escritórios quanto em áreas de serviço, banheiros, lavanderias, etc.

Uma vantagem encontrada é que esse tipo de janela é mais tradicional e ocupa pouco espaço no ambiente.

Janela Pivotante

A janela pivotante é aquela fixada no centro superior e sua abertura se dá em um giro de 90º.

É utilizada em banheiro e sala de estar, podendo abrir apenas uma fresta para ventilar internamente e para a entrada de luz.

Além disso, é um modelo ótimo para quem procura por praticidade na hora da limpeza.

Janela Bay Window 

A janela bay window é um modelo tradicional de casa inglesa e possui 3 ou mais folhas.

Costuma ser encontrada em projetos de arquitetura, principalmente, para casas espaçosas.

Esse tipo de janela é composto por três colunas de vidro no lado exterior e normalmente, precisa-se de adaptações para que possa ser instalada corretamente.

Quanto maior for a janela projetada, maior será a luminosidade no ambiente em que for instalada.

Janela Basculante

A janela basculante possui uma abertura simples e é feita através de um mecanismo no eixo horizontal.

Suas báculas possuem aberturas tanto na parte superior quanto na inferior e é bastante utilizadas em banheiros e cozinhas tradicionais.

A vantagem desse modelo é que a fresta pode ser regulada, não necessariamente precisa estar totalmente aberta para ventilar e para que o local seja iluminado.

 
 
Janela Maxim Air

A janela maxim air é semelhante à janela basculante, exceto que este modelo possui uma abertura em eixo vertical perpendicular o que acaba auxiliando para maior ventilação e luminosidade.

Esse tipo de janela possui uma ou duas folhas de forma independente e é utilizada uma corrediça especial para que possa fazer a abertura em até 90º.

Uma das vantagens é que a janela maxim air é super prática e pode combinar com qualquer local de sua casa ou do seu escritório.

Janela Camarão

 

A janela Camarão é semelhante à janela sanfonada, porém, ela é projetada na vertical e dobra ao mesmo tempo.

Esse modelo de janela é elegante, mas pode trazer desvantagens durante a limpeza, por exemplo.

Janela Ideal

 

A janela ideal foi muito utilizada durante as décadas de 50 e 60. Esse modelo possui 2 folhas e tem abertura para o eixo vertical, porém na abertura os vidros acabam se encontrando.

Quando aberta a parte inferior ou superior faz com que o vão seja totalmente aproveitado. É um tipo de janela de vidro prática e válido para quem deseja ter o local mais arejado e com mais iluminação.

Janela Comum

Como o próprio nome já diz, a janela comum está entre as mais fáceis de ser encontrada no mercado.

Fixadas nos batentes e a abertura se dá para a parte externa, auxiliando na ventilação e iluminação.

É adequada para qualquer ambiente, seja para escritório ou para cômodos de casa.

 
Janela Fixa

A janela fixa é aquela que não possui abertura.

Esse tipo de janela é utilizada para quem deseja clarear o ambiente.

Janela Veneziana

A janela veneziana possui de 4 a 6 folhas, apenas as duas internas são feitas de vidro.

A ventilação e iluminação se dá pela parte externa através de pequenas lâminas.

Esse modelo de janela é normalmente encontrado em quartos e principalmente em prédios.

Ver mais
Conheça os 3 principais tipos de tintas para as paredes de casa. Conheça os 3 principais tipos de tintas para as paredes de casa. 11 de Julho de 2019

Hoje, existem vários tipos de tintas e uma gama enorme de cores utilizadas para pintura interior. Saber sobre os diferentes tipos de tintas de parede, as superfícies adequadas e os efeitos que a pintura alcançará tornará sua escolha mais fácil entre as muitas variedades.

Você também pode misturar diferentes tipos de tintas e usar as texturizadas se pretende cobrir alguma imperfeição na superfície.

Que tal deixar a decoração de suas paredes impecável? Anote a nossa lista de tipos de tintas ideais para ambientes internos!

Ambientes Internos
Tinta Látex

Prática e ótima para áreas internas, a tinta látex é o tipo mais comum e a praticidade consiste em que se pode limpá-la apenas usando um pano úmido. Ela é a base de água e por isso secará rapidamente.

Você só a encontrará em acabamento fosco. A desvantagem está nela ser pouco resistente ao sol e a lavagens.

Tinta Acrílica

É também uma ótima opção para paredes, sendo um tipo de tinta látex, porém sua composição conta com resinas acrílicas. O ponto positivo da tinta acrílica é que ela é impermeável, ou seja, pode ser usada em lugares que molham com facilidade como banheiros e cozinhas. Outro ponto positivo é que o acabamento dela pode ser brilhante, diferente do látex, por isso na hora de escolher, é só optar pelo fosco ou não.

Inodoras

Pra quem não suporta o cheiro de tinta, também são uma ótima pedida, pois perdem todo o odor em pouquíssimas horas. Possuem, tanto o acabamento fosco quanto o acetinado. Escolha a que melhor se encaixa no perfil da sua decoração.

Tintas Texturizadas

Se a sua procura é por um tipo de tinta que dê ao seu acabamento um toque rústico ou reparar alguma superfície que contenha defeitos, você encontrará na tinta texturizada a solução para seus problemas. Há uma variedade delas, algumas tendo em sua mistura partículas minúsculas que parecem areia e que dão um toque na decoração.

O efeito mais comum usado nessa tinta é o arranhado, mas se você tiver as ferramentas certas pode criar um ar mais sofisticado para o seu ambiente, dando a ele seu toque pessoal e especial. Desse tipo de tinta texturizada, também é importante que você conheça outras duas espécies:

À Cal

Tem um custo mais baixo e é mais fácil de aplicar. A desvantagem se encontra nela não ser lavável.

À Oléo

Possui um componente ligante que tende a ser mais oleoso, porém dá um lindo acabamento. Proporciona impermeabilidade protegendo madeiras e ferro. Por fim, para se ter uma ideia melhor de que tipo de tinta serve para determinada superfície, aí vão algumas pequenas dicas.

Ambientes externos
Tintas Emborrachadas

São mais indicadas para paredes externas, elas tem uma película flexível que protege a parede contra umidade, sol e chuva. Ou seja, ela é ideal para muros e fachadas!

Laváveis

Possuem um acabamento lindo e acetinado, maior resistência no momento da limpeza, o que torna esse tipo de tinta perfeita para ambientes onde existem um tráfego maior de pessoas ou crianças. Uma grande vantagem é que pode ser usada nos locais externos e internos.

Ver mais

Madeiras para seus móveis. Madeiras para seus móveis. 03 de Julho de 2019

A madeira é considerada a matéria-prima de excelência na construção de móveis. Existem muitos tipos de madeira e cada qual com as suas próprias características. A sua escolha requer uma decisão ponderada. Afinal os tipos de madeira que escolher vão determinar a beleza e até, em muitos casos, a durabilidade e o valor da sua nova mobília. Em baixo, apresentamos os tipos de madeira mais comuns.

Cedro

Madeira macia e relativamente mole. Possui um odor muito característico (aromático), eficaz para afastar insectos.

Entre os tipos de madeira, a variedade do cedro mais conhecida é a vermelha ocidental, tal como o próprio nome indica a madeira tem uma cor avermelhada. É muito usado em construções ao ar livre, por ser resistente à humidade – não apodrece.

Pinho

Barato. Usado em quase todo o tipo de móveis interiores. A tonalidade da sua madeira varia do creme ao amelo-marron, com anéis de crescimento bem marcados. Muito fácil de trabalhar, suave ao toque. Madeira de eleição para a escultura.

Cerejeira

Muito popular. É sinónimo de status, elegância. Muito usada no fabrico de móveis. A sua cor varia entre o castanho claro e o castanho-avermelhado. É muito atraente. Difícil trabalhar, com ferramentas manuais. É dos tipos de madeira mais cara, comparativamente às restantes.

Carvalho

Dos tipos de madeira mais utilizadas para fazer móveis. Disponível em duas variedades: vermelho e branco. Madeira muito forte, mas fácil de manusear. O branco é mais utilizado, devido à sua aparência. É também resistente à humidade, podendo ser utilizado em mobiliário exterior, é portanto mais caro que o vermelho.

Nogueira

Conhecida pela sua resistência é considerada uma das mais valiosas. Muito usada nos móveis de jardim. Madeira avermelhada, anéis de crescimento visíveis. Por ser muito dura é difícil de trabalhar. Relativamente cara.

Bétula ou vidoeiro

Bastante consistente, forte e maleável. Possui duas variedades: amarelo e branco. Se optar por esta madeira para fazer um móvel é aconselhável pintá-la, pois facilmente ganha manchas.

Mogno

Considerada como um dos melhores tipos de madeira para móveis do mundo. Dura e de tonalidade avermelhada, desde o tom mais claro ao mais escuro. O seu único inconveniente é o preço – acessível a poucas carteiras.

Abeto

Branca, amarelo-claro, castanho-amarelada, vermelho, ou até rosa. A cor varia conforme a espécie, mas todas elas são madeiras macias. Porém, são pouco resistentes: apodrecem facilmente e não resistem ao ataque de insectos. A somar a tudo isto: difíceis de tratar com conservantes químicos, acabando por ser usadas, muitas das vezes, sem qualquer tratamento. É muito barata.

Bordo

Atraente, forte, a madeira de Bordo é de duas variedades: a macia e a dura. Sendo a dura muito difícil de trabalhar. Utilizada para criar móveis de alta qualidade, como armários. A sua cor é castanha clara com tons avermelhados. É geralmente uma madeira cara.

Álamo

É dos tipos de madeira populares, pois é das madeiras mais baratas. Bastante macia e muito fácil de trabalhar. Madeira branca com algumas manchas verdes, ou castanhas. Por não ser das madeiras mais bonitas raramente é utilizada por pessoas que desejam móveis de requinte e se for, são sempre pintados. Por isso mesmo, é frequentemente utilizada para fazer as gavetas.

Teca

Cada vez mais difícil de encontrar. É uma madeira muito bonita e resistente à chuva, portanto é bastante usada para fazer a mobília do jardim. Varia do castanho-escuro para o amarelo dourado. Nem todos os fornecedores a vendem. Muito cara.

Castanho

Muito utilizado na região do Minho, o castanheiro é explorado pela alta qualidade da sua madeira, sendo mesmo considerado um dos melhores para o mobiliário. Dura, leve e com óptima resistência, os móveis desta madeira duram uma vida.

Plátano

Madeira dura, muito resistente e de tom amarelado. Perfeita para o fabrico de todo o tipo de estruturas.

Choupo

De pouca durabilidade, sobretudo se mantida ao ar livre, este tipo de madeira caracteriza-se por ser leve, macia e branca. Muito utilizada na confecção de contraplacados.

Azevinho

De elevada qualidade, a madeira de azevinho é dura, homogénea, bastante pesada e de cor branco-acinzentada. É frequentemente utilizada pelos marceneiros. Quando tingida a negro substitui a madeira de ébano (origem africana), muito rara.

Ver mais
Troféu Destaque do Jornal Integração Troféu Destaque do Jornal Integração 26 de Junho de 2019

No dia 12 de Junho, o Showroom das Casas Vacariense de Canela foi agraciado com o Troféu Destaque do Jornal Integração na categoria Casas de Madeira.
A premiação para convidados e homenageados ocorreu nas dependências do Recreio Gramadense.

Gostaríamos de agradecer aos clientes, amigos, fornecedores, equipes, marketing e a todos das cidades de Canela e Gramado que nos elegeram a empresa destaque de 2019 em nosso segmento.
Nosso muito obrigado!

Ver mais

Lâmpadas Vintage, Decoração. Lâmpadas Vintage, Decoração. 24 de Junho de 2019

O estilo vintage é um estilo de decoração que se tornou muito popular nos últimos anos, e que tem como principais características o uso de objetos de eras passadas, e que interagem com o visual de cada cantinho da casa.

Este estilo pode ser utilizado de várias maneiras, que vão desde os pequenos detalhes até a repaginada completa do visual de cada ambiente, que vai se tornar mais charmoso e bem convidativo em todas as ocasiões.

E um destes detalhes aonde o vintage pode ser bem aproveitado aí na sua casa é com a montagem de uma iluminação com lâmpadas vintage, que vão fazer muito sucesso na decoração.

Em geral, essas lâmpadas são fabricadas com filamento de carbono, que oferecem o estilo vintage ideal para cada ambiente da casa, em luminárias e pendentes bem diversificados.

Tem também os modelos mais compactos, que são indicados para usar sobre a escrivaninha, uma cômoda ou encima de um criado mudo.

Sua casa vai ficar mais linda e aconchegante com esse tipo de decoração, pois na estação do inverno, os tons quentes chamam mais a atenção, e essas lâmpadas são propícias a isso.

Ver mais
Jardim de Inverno | Dicas e plantas Jardim de Inverno | Dicas e plantas 05 de Junho de 2019

Na hora de criar seu jardim de inverno, é preciso manter algumas coisas em mente. A seguir, algumas dicas para te ajudar nesse processo:

Escolha o local ideal

Apesar da flexibilidade do jardim de inverno, é preciso escolher seu local com atenção. Dê preferência para locais com luz natural e que possuam destaque.

Opte por portas de vidro

Caso o seu jardim de inverno seja fechado, dê preferência para portas de vidro transparente, para que ele complemente e dê vida ao seu ambiente.

Acrescente móveis

Se você tiver espaço sobrando no seu jardim de inverno, cogite colocar uma peça de mobiliário, como uma cadeira ou uma mesa de centro que combinem com a decoração do jardim. Elas ajudam ainda mais a dar um toque visual e incrementar a decoração, assim como fontes, vasos e pedras.

Plantas para Jardim de Inverno – Sugestões

Sempre antes de decidir quais plantas você vai colocar em seu jardim de inverno, pesquise e descubra quais cuidados e necessidades especiais ela precisa. 

 Algumas informações importantes: plantas que precisam de sol pleno, necessitam de no mínimo 4 horas diárias ou mais de sol direto. Plantas que aceitam meia sombra, precisam de luminosidade intensa, mas sem sol direto entre as 10 e 17 horas. Plantas de luz difusa ou sombra, precisam de luz indireta no mínimo 2 horas diárias e sem sol direto. Leve em consideração no momento da escolha, a incidência de luz no espaço do jardim e quais plantas são mais adequadas para ele.

Zamioculca, palmeira ráfis, lança de São Jorge, antúrio, lírio da paz e palmeira areca. Todas aceitam meia sombra e suas alturas variam de 0.3 metros a 3 metros, o que significa que elas são fáceis de cuidar e excelentes opções para interiores.

 Begônia, violeta, amor perfeito, boca de leão, calêndula e angélica.  A begônia e a violeta ambas aceitam luz difusa, e a violeta aceita meia sombra.

Essas dicas da Casas Vacariense irão renovar sua casa nesse inverno, aproveite! 

Ver mais

Móvel de Alvenaria Móvel de Alvenaria 29 de Maio de 2019

As vantagens de um móvel de alvenaria são muitas: eles custam bem menos que qualquer outro tipo de móvel, duram muito, não mofam nem enferrujam, são rápidos de fazer e facílimos de manter. As desvantagens é que você vai precisar de uma ajuda profissional para projetá-lo, de mão de obra especializada para executá-lo e não poderá mudar o móvel de alvenaria de lugar, como acontece com um de madeira. Existem também os móveis estilo Shakers, feitos de alvenaria, para embutir na parede, usando assim, todos os espaços em um ambiente, abrindo mais espaço para a circulação.

Ver mais
Calefação: o que é e como funciona. Calefação: o que é e como funciona. 22 de Maio de 2019

A calefação é um processo de aquecimento para ambientes fechados, bastante comum em períodos de temperatura baixa. O uso deste sistema de aquecer espaços teve origem na época dos nossos ancestrais pré-históricos, quando eles queimavam madeira no interior das cavernas e isso acarretava em um aquecimento da mesma. Atualmente, isto ocorre de maneira automatizada, sendo feita através de aparelhagem especifica e destinada à esta função.

As proporções territoriais do Brasil são gigantescas, isso faz com que o clima subtropical, predominante no país, sofra grandes alterações dependendo da região. Por exemplo, na região norte e nordeste, raramente as temperaturas ficam inferiores aos 15º C, enquanto esta situação é extremamente comum na região sul e sudeste. Chegando a casos extremos de frio em algumas cidades.

Como funciona

A instalação deste sistema funciona da seguinte forma: como base de tudo se tem o piso bruto, nele é colocada uma manta térmica para garantir sua integridade e também evitar a passagem de umidade do chão para os equipamentos que serão colocados em cima deste divisor. Em seguida é colocada uma malha de aço ela garante o total desvinculo da superfície aquecida com a superfície. Até este momento os elementos colocados tem o intuito de evitar a dissipação de calor para o baixo, uma vez que a intenção é elevar a temperatura do cômodo em que o sistema se encontra, ou seja aquecer do piso pra cima.

Posteriormente a isto, é, enfim, colocado as barras de aquecimento, elas as responsáveis por aquecer o ambiente interno em que se encontram. Por último, é colocado o acabamento, que pode ser em vários materiais (madeira, porcelanato e etc.). Este processo permite que o seu sistema de calefação seja eficiente, econômico e totalmente vantajoso para seu lar. Porém, isso deve ser feito por profissionais qualificados e com materiais de qualidade.

Ver mais

Como escolher a lareira certa para a sua casa. Como escolher a lareira certa para a sua casa. 15 de Maio de 2019

Lareira à lenha

As lareiras à lenha são as mais tradicionais trazendo um clima mais rústico à casa. São feitas, na maioria das vezes, de alvenaria, podendo ter diversos tipos de acabamento/revestimento externo – pedras, porcelanato, madeira, inox. São modelos que exigem a construção de chaminés para a saída da fumaça. As lareiras à lenha produzem, naturalmente, fuligem – que precisa ser limpa de tempos em tempos. Também necessitam de um espaço para guardar a madeira que, de preferência, deve estar sempre à mão.

De ferro/metal

As lareiras de ferro/metal são ideais para quem não quer construir uma lareira na sua casa e investir em alvenaria. São modelos que usam madeira, geram fuligem e necessitam, portanto, de uma chaminé (que também será de ferro/metal).

 Estes modelos de lareira podem ser posicionados próximos a alguma parede, um canto estratégico ou, ainda, no centro do cômodo. Podem estar apoiadas no chão ou ser suspensas, criando um bonito efeito visual. A modernidade de suas cores e formas – preta, vermelha, redonda, oval – são destaque nas lareiras de ferro/metal.

Lareira elétrica

A lareira elétrica não exige alvenaria e muito menos chaminé. O aparelho pode ser facilmente instalado em uma parede e ligado à rede de energia elétrica. Este tipo de lareira não possui chamas de verdade e seu “acendimento” é através de botão “liga/desliga”. Alguns modelos possuem controle remoto e/ou a opção de deixar apenas as “chamas ligadas” sem aquecer, criando um efeito visual interessante ao ambiente.  

Lareira a gás

A lareira a gás dispensa o uso de lenha e, portanto, não gera fuligem e também não precisa de chaminé. Sua instalação exige, basicamente, uma ligação com gás e uma fonte de energia elétrica. Podem ser de dois modelos: linear (sobre base de concreto ou alvenaria com pedras vulcânicas que retêm o calor mantendo a temperatura do ambiente por muito mais tempo) e lenhas de cerâmica refratária (pequenos pedaços de lenhas artificiais que simulam a queima da lenha natural).

Ver mais
Benefícios da madeira no inverno Benefícios da madeira no inverno 10 de Abril de 2019

As casas de madeira são sinônimo de beleza e tradição. Mas além disso, elas também trazem algumas vantagens para que os ambientes sejam mais agradáveis no inverno, ou seja, possuem um conforto térmico.

Utilizada para diversos fins, tanto na construção civil quanto para móveis e diversos outros objetos, a madeira é uma matéria prima de origem orgânica.  Assim, esse material possui baixa capacidade para condução do calor, fazendo com que a madeira seja capaz de manter um ambiente mais equilibrado.

Por isso, a casa se torna quente e aconchegante no inverno, poupando também a energia gasta com aquecedores.
Aproveite e veja nossas casas de madeira aqui.

 

Ver mais

Dicas de decoração para casas pequenas Dicas de decoração para casas pequenas 03 de Abril de 2019

Casas pequenas trazem a impressão de serem mais fáceis de se decorar, porém é preciso levar em conta alguns detalhes como a otimização do espaço, a praticidade e a beleza da composição. Nós separamos algumas dicas para facilitar:

1. Privilegie a circulação
A dica principal é tirar a medida das paredes antes de comprar os moveis. Além disso, use todos os cantos sem medo, porém de forma que não deixe a impressão de um ambiente “muito cheio”. Opte por mesas dobráveis ou móveis embutidos.

2. Utilize os espaços
Para decorar uma casa pequena é preciso usar a criatividade. Prateleiras e divisórias são uma excelente alternativa para economizar espaço e guardar objetos. 

3. Trabalhe a Iluminação e as cores do ambiente
Uma boa iluminação combinada com o uso das cores adequadas pode ampliar um espaço. Além de pontos de luz, uma boa dica é utilizar espelhos, que iluminam e ampliam o ambiente. Nas paredes abuse das cores claras.

4. Elimine paredes
Unir ambientes e eliminar as paredes que delimitam espaços é comum em cozinhas americanas. É possível também conjugar quarto com sala, sala com biblioteca, entre outras opções. 

A Casas Vacariense afirma: a melhor opção é deixar sua criatividade fluir e definir o melhor projeto com o seu estilo.

Ver mais
3 etapas na hora de construir uma casa 3 etapas na hora de construir uma casa 27 de Março de 2019

O sonho da casa própria exige muitos detalhes e cuidados no planejamento da obra. As etapas se iniciam desde a escolha do terreno até a fase de acabamento da construção. Se tudo estiver bem definido é possível minimizar o tempo e reduzir os gastos com material e mão de obra. Mas você sabe quais são os primeiros passos para começar a construir?

1 – Escolha do terreno
Essa etapa que merece muita atenção, pois é o momento onde decidimos o tipo de imóvel e também a localização do terreno. Alguns detalhes são muito importantes, como a inclinação da casa, se vai ter jardim, entre outros.

2 – Projeto
É a etapa onde é definido como será a casa, quantidade quartos, tamanho e etc. Para realizar um projeto estruturado é preciso contratar profissionais qualificados como um engenheiro civil para a parte estrutural da obra e um arquiteto para o projeto elétrico.

3 – Preparação do terreno e início da construção
A primeira coisa a ser feita é realizar o nivelamento (terraplanagem), que pode ser tanto para tirar terra ou aterrar o local, isso vai depender do desnível. Após, é preciso solicitar a ligação da energia elétrica e água.
Por fim, é necessário pensar na construção do muro, alicerce e telhados.

A Casas Vacariense alerta ainda para investir sempre em materiais de qualidade, pois nem sempre conseguimos obter o resultado satisfatório com materiais baratos. Para auxiliar em qualquer etapa da construção da sua casa, nós temos uma equipe de profissionais preparada.

Entre em contato com a gente:

Gravataí: (51) 3496.9883 Caxias do Sul: (54) 3227.1862 Canela: (54) 3282.7183

 

Ver mais

Opções de piso para deixar a casa mais agradável Opções de piso para deixar a casa mais agradável 21 de Março de 2019

Na hora da construção, a escolha de cada item deve ser pensada. Para uma casa mais agradável, o piso certo pode fazer a diferença. A Casas Vacariense reuniu algumas dicas para te ajudar a escolher:

Cerâmicas e porcelanatos
São os mais conhecidos e utilizados. Como são fáceis de limpar, são ideais para banheiros, cozinhas e áreas de serviço. Os modelos de cores claras e texturas mais discretas são ideais para quem quer uma casa mais fresca.

Pastilhas
São uma boa opção para dar cor ao ambiente e podem ser feitas de vidro ou cerâmica. Geralmente, são utilizadas em detalhes de banheiros, piscinas e cozinhas, mas isso não impede que elas sejam usadas em outros ambientes.

Pisos monolíticos
Além de dar a sensação de um piso mais fresco, podem ser colocados diretamente sobre o piso anterior, dispensando o uso de rejuntes. Possui acabamento caprichado e são feitos a base de resina ou cimento.

Mármores, granitos e outras pedras
É uma opção bem popular e também mais cara. Costumam ser utilizadas nas salas e áreas sociais da casa.

 Que tal dar início àquele projeto? A Casas Vacariense pode te ajudar! Vem conversar com a gente!

Ver mais
Decore sua casa com técnicas de Feng Shui Decore sua casa com técnicas de Feng Shui 13 de Março de 2019

O Feng Shui é uma técnica chinesa bem conhecida que trabalha as energias negativas e promove a harmonização dentro das casas.

Para isto, o Feng Shui acredita que cada espaço tem uma vibração diferente e a disposição dos móveis influenciaria diretamente nosso humor e nossas relações. A Casas Vacariense separou algumas dicas simples:

1 - O Feng Shui é aplicável a todos os cômodos da casa, até a cozinha! O fogão, por exemplo, deve ser colocado de forma que quem estiver cozinhando tenha uma visão plena de todo o cômodo. Esse, que representa o elemento fogo, deve ser mantido longe da geladeira e da pia, que representam a água. O Feng Shui recomenda que eles fiquem a pelo menos dois metros de distância um do outro.
2 - Antes de posicionar os móveis, certifique-se de que nenhum objeto está bloqueando portas. As portas são símbolos de oportunidades para o Feng Shui e assim, estaríamos bloqueando também uma nova chance.
3 - Já a cama precisa estar em posição de comando, pois o sono é um aspecto importante de nossas vidas e contribui muito para nossa saúde e crescimento pessoal. Os pés da cama (e os seus) nunca devem ficar virados diretamente para a porta e é importante manter a cabeceira sempre longe da janela, pois isto impede que a energia pessoal escape.

Para deixar o ambiente sempre arrumado e repleto de boas vibrações, os conceitos do Feng Shui são uma excelente alternativa.
Que tal se inspirar ainda mais com algumas de nossas casas?

Alvenaria 
Madeira 

 

Ver mais

4 Dicas para organizar a área da churrasqueira 4 Dicas para organizar a área da churrasqueira 06 de Março de 2019

A área de churrasqueira é um local de lazer para reunir amigos, família e fazer festas e outras comemorações.  Para não dificultar o processo, é necessário lembrar de alguns detalhes. Nós selecionamos algumas dicas de como organizar esse ambiente:

1 - Essencial ter algum tipo de cobertura para dias de chuva. Isso evitará que você seja pego de surpresa em mudanças climáticas.
2 - Uma mesa grande e cadeiras tornam a área mais aconchegante e incentivam a integração. Opte por um bom conjunto que seja confortável e fique bem na decoração.
3 - Se o seu espaço é pequeno, cores claras são uma boa pedida. Lembre-se também que o uso contínuo da churrasqueira trará o acúmulo de fumaça e gordura para o ambiente. Por isso, escolha materiais que facilitem a limpeza.
4 - Para dar cor e vida ao ambiente, invista em vasinhos. Além de deixar a área mais bonita, elas ajudam a purificar o ar do espaço.

A Casas Vacariense afirma: são nos pequenos detalhes é que você vai dando forma à churrasqueira e outros ambientes de sua casa. Importante é sempre priorizar o seu gosto e necessidades.
 

Ver mais
Toque de romantismo para a cozinha Toque de romantismo para a cozinha 27 de Fevereiro de 2019

Que tal um estilo mais romântico para sua cozinha? Essa é a principal característica das chamadas cozinhas francesas. Nelas o destaque fica por conta da utilização de elementos naturais, como a madeira.

O objetivo é dar um toque elegante ao ambiente. Para proteger a madeira, aconselhamos a aplicar um verniz ou pintar os móveis em cores claras, para aproveitar a luz natural.
Na hora de decorar, abuse dos pequenos vasos de flores nas bancadas, cestos de fruta em cima da mesa e cortinas floreadas ou em tons suaves. 

Para a Casas Vacariense, independente do seu estilo, a cozinha deve ser funcional e agradável, pois é um dos espaços que passamos mais tempo durante o dia.
Vem dar uma olhada nos nossos projetos:

Madeira

Ver mais

A importância da iluminação dos ambientes A importância da iluminação dos ambientes 22 de Fevereiro de 2019

Na hora de planejar a casa nova, pensamos sempre em muitos detalhes. Cor, fachada, espaços externos, mobília... Porém, decoração e iluminação precisam estar aliadas para a casa fique aconchegante. Que tal saber mais sobre o que seria adequado para cada ambiente? Nós temos algumas sugestões:

1 - Para ambientes onde o descanso e o lazer são prioridade, como a sala de estar e quartos, o ideal é apostar nas lâmpadas de luminosidade amarelada e quente.
2 - Já os lugares que necessitam de concentração e trabalho, como a cozinha, lavanderia, banheiros e até mesmo escritórios, é melhor optar pela luz fria.
3 - Para deixar o ambiente convidativo utilize uma combinação de tipos diferentes de iluminação. A luz geral deve ser a mais forte e iluminar o cômodo todo de forma uniforme, mas inclua também pontos de luz indireta com a ajuda de alguns abajures dispostos sobre as mesas laterais.

Um bom projeto pode transformar o ambiente, criando cenários e valorizando a praticidade. A Casas Vacariense dá a dica: o ideal é fazer uma integração entre a luz artificial com a natural. Que tal trocar uma ideia com a gente?
 

Ver mais
Escolha a melhor decoração para sua casa de praia Escolha a melhor decoração para sua casa de praia 13 de Fevereiro de 2019

Beleza e funcionalidade. Essas são as palavras chaves para a decoração na casa de praia. Como é um local de refúgio da cidade, a dica da Casas Vacariense é colocar um clima mais descontraído e tranquilo.  

De que forma? A ideia é abusar de cores e materiais que dão a sensação de frescor e destacam a energia do ambiente.  Como a região praiana conta com mais maresia, a madeira ainda é a preferência por ser mais resistente.  

Com ela em evidência, pode-se optar também por dar um clima mais rústico e relaxante. Elementos que remetem à praia e ao mar, como conchas, estrelas do mar e cordas também são uma boa pedida. Na hora de escolher tecidos para sofás e almofadas, prefira os sintéticos ou de secagem rápida.

A Vacariense também tem projetos lindos e exclusivos para sua casa de praia. Venha falar com a gente!

Ver mais

Casas Vacariense completa 40 anos Casas Vacariense completa 40 anos 06 de Fevereiro de 2019

Nesse ano, a Casas Vacariense está completando 40 anos. Desde 1979, mais de 18 mil projetos foram desenvolvidos por uma equipe especializada. Desse modo, a empresa se transformou em referência de qualidade na construção de casas de madeira e alvenaria.

Além da matriz, em Gravataí, a empresa conta com showrooms em Caxias do Sul e Canela, para atender a demanda da região. Visite o mais próximo de você e entre em contato com a gente. Afinal, em 40 anos já construímos muitas casas e a próxima pode ser a sua!


Gravataí
RS 020, n° 4208 e 4220 - Parada 68
próximo ao viaduto da RS 118

Caxias do Sul
Av. Ruben Bento Alves, 8348
Cinquentenário - próx. Rótula Bazei

Canela
R. Rodolfo Schlieper, n° 128
Centro - ao lado da UCS

 

Ver mais
Casa de Campo para todos os estilos Casa de Campo para todos os estilos 30 de Janeiro de 2019

Pode ser pequena, moderna, ampla, rústica, um chalé ou uma cabana. A casa de campo é um espaço de refúgio para quem quer relaxar e aproveitar momentos com a família e com os amigos.

O projeto desse estilo de casa deve trazer aconchego e tranquilidade. A madeira é tradicional, porém existem construções também com alvenaria. Tudo depende da preferência dos moradores.

Na decoração, móveis simples que remetam ao estilo natural e materiais como tijolos e pedras, em cores que contrastam com a casa. Para ter um ambiente equilibrado, aposte em elementos modernos junto com peças mais rústicas.

A Casas Vacariense tem ideias que se encaixam perfeitamente com seu gosto. Conheça nosso showroom.

Gravatai 
RS 020, n° 4208 e 4220 - Parada 68
próximo ao viaduto da RS 118

Caxias do Sul
Av. Ruben Bento Alves, 8348
Cinquentenário - próx. Rótula Bazei

Canela
R. Rodolfo Schlieper, n° 128
Centro - ao lado da UCS

 

Ver mais

Decore seu jardim: Pergolado de madeira Decore seu jardim: Pergolado de madeira 23 de Janeiro de 2019

Que tal um espaço para relaxar no jardim da sua casa? A dica da Casas Vacariense é investir em um pergolado, que é, na verdade, uma estrutura de colunas e vigas aparentes com o teto vazado, unindo sombra e ventilação.

Os pergolados podem ser de vários materiais, sendo o mais tradicional de madeira. O único cuidado é tratar o material adequadamente para evitar o desgaste provocado pelo sol, chuva e insetos, como os cupins.

É possível construir modelos para todos estilos. Se quiser um visual moderno, uma cobertura de vidro é a opção perfeita. Caso a ideia for um projeto mais rústico, plantas trepadeiras devem ser a aposta.

Coloque também poltronas e cadeiras, de forma que o ambiente fique aconchegante e cheio de estilo, combinando com a sua casa.

Ver mais
Dicas para contratar bons profissionais para sua obra Dicas para contratar bons profissionais para sua obra 16 de Janeiro de 2019

A execução de uma obra necessita de conhecimentos técnicos que somente profissionais qualificados podem oferecer. A Casas Vacariense tem algumas dicas para auxiliar você, que está pensando em construir a sua casa:

1 - O primeiro passo é contratar um profissional que irá gerenciar todo o processo, seja ele um designer de interiores, arquiteto ou engenheiro;

2 - Pesquisa é essencial tanto para garantir um bom profissional quanto para conseguir o melhor preço dos materiais utilizados na obra;

3- Procure conhecer o trabalho dos profissionais. Peça sempre indicações a conhecidos, pesquise na internet e tente visitar o escritório do arquiteto ou engenheiro;

4 – Faça um planejamento detalhado sobre os gastos e prazos, de forma a evitar surpresas no andamento da obra.

Nós também contamos com uma equipe preparada e sempre disposta a auxiliar em qualquer dúvida. Entre em contato com a gente:

Gravataí: (51) 3496.9883 Caxias do Sul: (54) 3227.1862 Canela: (54) 3282.7183

Ver mais

Valorize sua casa com uma varanda Valorize sua casa com uma varanda 09 de Janeiro de 2019

Hoje em dia muitas casas incluem uma varanda em seu projeto. São ambientes aconchegantes, confortáveis e estão em alta nos projetos de interiores.

O local é pensado para servir como uma extensão da sala de estar, onde os moradores podem relaxar ao ar livre. Podem servir como palco de churrascos, reunião de amigos e outros pequenos eventos da família.

Como qualquer cômodo da casa, a decoração das varandas merece uma atenção especial. É preciso cuidar com o material dos móveis, pois estarão expostos ao ar livre e devem ser resistentes ao sol, à chuva, ao vento e a todos os fatores climáticos da sua região.

A Casas Vacariense sugere: decore o ambiente conforme o seu gosto para que você tenha esse espaço à sua disposição sempre que sentir necessidade de ficar ao ar livre. Temos projetos com diversos estilos de varanda, tanto em casas de alvenaria, como de madeira.

Ver mais
Casas rústicas: estilo e simplicidade Casas rústicas: estilo e simplicidade 19 de Dezembro de 2018

Seja no campo, na praia ou até mesmo na cidade, o estilo rústico é algo que sempre faz sucesso. O termo é relativo a simplicidade. Na arquitetura, casas em estilo rústico costumam ser sinônimo de imponência e conforto ao mesmo tempo. Essas construções te convidam a entrar e nos transmitem paz e aconchego.

O material mais utilizado para criar um ambiente rústico é a madeira. Porém, é possível usar revestimentos de pedras naturais e tecidos, vidros e luminárias. Alguns móveis e objetos também podem assumir a rusticidade do ambiente.

A dica da Casas Vacariense é para apostar em tons terrosos e elementos que trazem a natureza para dentro das casas, como plantas. Além disso, artigos de artesanato também são uma boa pedida.

Caso sinta vontade de se inspirar, temos vários modelos de casas de madeiras, cheias de estilo e conforto. Confira: http://www.casasvacariense.com.br/casas-de-madeira

Ver mais

04 Dicas para manter um jardim bonito 04 Dicas para manter um jardim bonito 12 de Dezembro de 2018

Para acompanhar o estilo e personalidade de uma casa nada melhor do que manter um jardim bonito. Além de trazer mais charme ao ambiente, é um lugar no qual você pode refletir e renovar as energias. Porém, é preciso ter alguns cuidados para que as plantas cresçam fortes em qualquer estação do ano.

1- Ter um kit jardinagem com utensílios básicos como luvas, regador, mangueira, tesoura para podar, rastelo e pá é essencial para auxiliar na manutenção do jardim.
2 - É importante retirar os restos de folhas, gravetos secos e outros resíduos que impedem a ventilação das plantas e da grama. Elimine também as folhas secas e ervas daninhas e apare a grama caso estiver muito alta. A altura ideal do gramado para deixar o jardim mais limpo e organizado é de 5 a 9 centímetros.
3 - Para regar as plantas o melhor horário é pela manhã, logo ao nascer do sol ou ao anoitecer. Assegure -se de que a terra está fofa, assim a água penetra e facilita o crescimento delas.
4 - O jardim deve ser adubado duas vezes por ano, de preferência nos meses que antecedem o inverno e o verão. Uma sugestão interessante é manter o próprio composto orgânico, usando cascas de frutas, folhas caídas de árvores e restos de alimentos industrializados. Se preferir utilizar adubo químico, o jardim pode ser tratado a cada três meses.

Espaço para cultivar o jardim não é problema para a Casas Vacariense. Inspire-se com alguns de nossos modelos de casas de madeira e alvenaria.

Ver mais
Casas Vacariense é eleita a Marca Líder 2018 Casas Vacariense é eleita a Marca Líder 2018 06 de Dezembro de 2018

Por mais um ano consecutivo, a Casas Vacariense foi escolhida como a Marca Líder do segmento de casas de madeira. A 10ª edição da premiação ocorreu no dia 29 de novembro e foi promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí (ACIGRA).

A festa reuniu mais de 350 pessoas no Intercity Premium e contou com show do humorista Guri de Uruguaiana. Além disso, o evento teve homenagens à 45 segmentos e pessoas da comunidade.

A Casas Vacariense agradece a todos pela confiança no trabalho da empresa.

Ver mais

Descubra as vantagens de ter uma cozinha integrada Descubra as vantagens de ter uma cozinha integrada 29 de Novembro de 2018

Quando a intenção é valorizar o ambiente interno de uma casa, a cozinha integrada ou americana, como é conhecida, é uma das soluções. Além da sensação de amplitude, existem muitas vantagens em fazer essa mudança para sua casa.

Uma das facilidades da otimização de espaço é na hora de decorar a cozinha. As bancadas altas são uma das sugestões para substituir as mesas. Também há a opção de agregar uma luminária para todo o local, economizando luz.

Outro ponto positivo da sala com cozinha americana é a integração de quem está nos dois ambientes, tornando possível preparar a refeição e conversar com quem está na sala. Além disso, ter uma cozinha integrada reflete na personalidade transmitida para o ambiente.  É alternativa perfeita para quem curte dar um ar moderno ao local e/ou vive em casas pequenas.

Gostou da dica? Nós, da Casas Vacariense, contamos com projetos diferenciados para atender a diversos estilos e preferências. Confira nosso showroom:

Gravataí
RS 020, n° 4208 e 4220 - Parada 68
próximo ao viaduto da RS 118
(51) 3496.9883 / (51) 3496.1982

Caxias do Sul
Av. Ruben Bento Alves, 8348
Cinquentenário - próx. Rótula Bazei
(54) 3227.1862 / (54) 3214.2829

Canela
R. Rodolfo Schlieper, n° 128
Centro - ao lado da UCS
(54) 3282.7183 / (54) 98415.0366 / (54) 98417.0366

 

Ver mais
3 Maneiras de incluir mais conforto para sua casa 3 Maneiras de incluir mais conforto para sua casa 22 de Novembro de 2018

Nossa casa é também o nosso refúgio, o local onde passamos mais tempo. Assim, é preciso complementar o espaço e deixá-lo o mais confortável possível. Para isso, a Casas Vacariense selecionou algumas dicas, que ajudam a deixar a casa mais harmônica e fazer com que você se sinta à vontade para relaxar, trabalhar e habitar.

1- Prefira janelas amplas e portas de correr de vidro, que proporcionam a passagem de claridade e das correntes de ar. A luz e a ventilação natural tornam o ambiente mais agradável.
2- A casa visualmente limpa revela a harmonia entre formas, volumes e texturas. A paleta de cores, as cortinas, luminárias, móveis e até mesmo o tipo de piso devem estar de acordo com o seu gosto e preferências estéticas. Tapetes, mantas, cobertas e pufes trazem mais charme ao ambiente. Vale investir nesses itens.
3- Plantas proporcionam boas sensações. Além de um ambiente para relaxar, ter um jardim em casa facilita o convívio com a natureza e deixa o exterior mais prazeroso.

Pense sempre no conforto acima de tudo e decore da forma que traga mais comodidade aos moradores. Aproveite nossas ideias para planejar sua casa, passe aqui na Casas Vacariense e veja nossas opções. Em três endereços:

Gravataí
RS 020, n° 4208 e 4220 - Parada 68
próximo ao viaduto da RS 118

Caxias do Sul
Av. Ruben Bento Alves, 8348
Cinquentenário - próx. Rótula Bazei

Canela
R. Rodolfo Schlieper, n° 128
Centro - ao lado da UCS

 

Ver mais

Casas Vacariense concorre ao prêmio Marcas & Líderes 2018 Casas Vacariense concorre ao prêmio Marcas & Líderes 2018 16 de Novembro de 2018

A Casas Vacariense está concorrendo ao Troféu Marcas & Líderes 2018, em Gravataí. A entrega da premiação será no dia 29 de novembro, às 20h, no Centro de Eventos do InterCity Premium.
A equipe da Casas Vacariense tem orgulho da empresa ser uma das três marcas mais lembradas do segmento e agradece a população de Gravataí.
A Pesquisa Marcas & Líderes é promovida pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Gravataí (ACIGRA) e pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA).

Ver mais
Conheça as vantagens de escolher telhas de cerâmica Conheça as vantagens de escolher telhas de cerâmica 07 de Novembro de 2018

A compra da casa própria é o sonho para muitas pessoas. Desde o início, pensamos em diversas particularidades: estilo de janela, cor de paredes, modelos de portas, e também nos tipos de telhado. A escolha das telhas também é essencial, pois protegem a casa de chuvas intensas ou dias de muito sol. Além da estética, é necessário pensar em qualidade e especificações do produto. As telhas de cerâmica são as mais tradicionais, conhecidas também por telhas de barro. Esse estilo permite uma variedade de cores para cada decoração e uma grande durabilidade.

Além disso, também tem uma barreira térmica, que auxilia a deixar o ambiente mais agradável. São a escolha perfeita para quem quer economizar e possuem custo mais acessível do que tipos mais modernos como a telha de concreto ou telhas ecológicas, por exemplo.

A Casas Vacariense afirma: se a ideia é unir preço e qualidade, as telhas de cerâmica são as mais indicadas. Já decidiu esse e outros detalhes para sua casa? Vem conversar com a gente!

 

Ver mais

A luz do sol e a posição dos ambientes A luz do sol e a posição dos ambientes 01 de Novembro de 2018

Entre os fatores que devem ser observados antes de construir uma casa, está a influência da luz do sol na posição dos ambientes. A climatização natural deve ser privilegiada sempre que possível, pois influi no conforto e até na duração de estruturas e móveis.

Os espaços onde é importante ter temperaturas agradáveis, como quartos, devem estar voltados para leste. Estes recebem o sol da manhã, que é mais ameno. Já ambientes como salas e escritórios podem ser posicionados ao norte, pois recebem luz indireta do sol e não ficam superaquecidos

Para o sul, onde há pouca incidência solar, áreas úmidas e de permanência rápida, como banheiros, lavanderias, despensas e cozinhas. E por fim, no oeste, que recebe maior incidência de sol à tarde, devem estar dispostos os cômodos de longa permanência.

Avalie com o profissional responsável as suas necessidades para cada cômodo. Nós, da Casas Vacariense, contamos com uma equipe sempre disposta a auxiliar em todos os detalhes para sua obra. Contate-nos!

Ver mais
Madeira é um isolante natural? Madeira é um isolante natural? 25 de Outubro de 2018

Para quem gosta de um ambiente tranquilo, silencioso e aconchegante, as casas de madeira são a melhor opção. O material é naturalmente um isolante térmico e também acústico. Como assim?

A Vacariense explica: a madeira absorve uma parte da energia e das ondas sonoras e não transmite tantas vibrações para dentro do ambiente. Desse modo, proporciona uma casa mais tranquila e silenciosa.

Como o material também tem propriedade térmica, na casa de madeira os invernos tendem a ser mais quentes e os verões mais frescos. Essa vantagem também auxilia a poupar energia, pois não é tão necessário o uso de aquecedores e ar condicionados.

Que tal se inspirar e conferir nossas casas de madeira? Entra no link http://www.casasvacariense.com.br/casas-de-madeira ou liga pra gente:

Gravataí: (51) 3496.9883  (51) 9 9621.0685 

Caxias do Sul: (54) 3227.1862 (54) 9 9967.6390 

Canela: (54) 3282.7183 (54) 9 8417.0366

Ver mais

Saiba mais sobre a manutenção das casas de madeiras Saiba mais sobre a manutenção das casas de madeiras 18 de Outubro de 2018

Para casas de madeiras, os cuidados de manutenção são simples como em uma casa de alvenaria. Geralmente dependem de fatores como qualidade dos materiais e da construção em si.

Na parte externa é preciso reaplicar o verniz em média a cada 2 anos, pois é onde ocorre exposição ao sol e a chuva. Já na parte interna, é mais difícil sujar ou manchar uma parede de madeira, possibilitando, assim, uma durabilidade maior à pintura e evitando a recorrente reaplicação de verniz.

Portas e janelas são propensas a dilatação ou retração por conta da umidade natural, mas normalmente necessitam de ajustes mínimos.

Viu como é fácil? Nós, das Casas Vacariense possuímos uma equipe para te auxiliar com todas as dúvidas, desde o processo de escolha até os detalhes finais. Vem conversar com a gente!

Gravataí: (51) 3496.9883  (51) 9 9621.0685 

Caxias do Sul: (54) 3227.1862 (54) 9 9967.6390 

Canela: (54) 3282.7183 (54) 9 8417.0366

Ver mais
Conheça as vantagens do Pinus Elliot Conheça as vantagens do Pinus Elliot 10 de Outubro de 2018

Responsabilidade ambiental e consciência ecológica são temas que mobilizam cada vez mais a arquitetura e setor moveleiro. Desde os anos 1960, o país passou a usar madeiras plantadas como forma de equilibrar o consumo das árvores nativas. Assim, a aplicação de madeiras de reflorestamento tem se expandido de maneira crescente para decoração de ambientes e também construções.

Qualidade nunca faltou a esse tipo de material. Entre as principais espécies de reflorestamento utilizadas está a Pinus Elliot, cuja madeira é de fácil usinagem e apresenta excelentes acabamentos. Por esses motivos também é empregado em revestimentos de paredes e forros.

Com os novos processos fabris, surgiram as tábuas em Pinus Elliot, sem nó. Além de trazer um efeito estético mais bonito, também influenciam na iluminação do ambiente, por se tratar de uma madeira mais clara (sem a presença dos nós escuros).

Você encontra essas opções no showroom da Casas Vacariense de Caxias do Sul.

Av. Ruben Bento Alves, 8348

Cinquentenário - próx. Rótula Bazei

(54) 3227.1862 / (54) 3214.2829

Ver mais

O que é madeira de lei? O que é madeira de lei? 03 de Outubro de 2018

O uso de madeira traz mais sofisticação e charme a qualquer ambiente. Atualmente, não é mais exclusivo de composições rústicas, mas também aparecem em centros urbanos, provando que o material pode ser sim, versátil e moderno.

Mas você já ouviu falar de “madeira de lei”? O termo é antigo e foi criado para designar as madeiras que só podiam ser derrubadas através de permissão por lei, na época do Brasil Imperial.

Hoje em dia, elas são consideradas também madeiras nobres. Aplicadas principalmente em casas e móveis, as “madeiras de lei” são uma das matérias primas básicas utilizadas pela Casas Vacariense. A escolha do material se deve as cores marcantes, maior resistência a pragas (como cupins e fungos) e superfície lisa e lustrosa.

Aproveite e conheça nosso showroom produzido com as madeiras mais nobres do mercado: http://www.casasvacariense.com.br/casas-de-madeira

Ver mais
Esse é o momento de comprar uma casa nova? Esse é o momento de comprar uma casa nova? 26 de Setembro de 2018

A decisão de comprar uma casa nova sempre exige muito planejamento. O aspecto financeiro geralmente é o que mais pesa, pois pode gerar um compromisso por anos. Com o momento de instabilidade política e econômica no Brasil, isso traz consequências também para o setor.  Muitos brasileiros acabam por não investir na casa própria por medo do que pode acontecer.

Apesar disso, a economia vem, aos poucos, dando sinais de melhoria. Pesquisas já apontam queda nos valores de imóveis residenciais em relação ao primeiro semestre de 2018.  Esses valores devem se manter estáveis até o próximo ano. Além disso, os bancos também reduziram as condições de financiamento, trazendo um cenário bem favorável.

O importante é pesquisar antes de qualquer definição. Venha conversar com a Vacariense e informe-se sobre as formas de pagamento e como podemos construir sua casa nova.

Ver mais

Casa na planta ou pronta? Casa na planta ou pronta? 19 de Setembro de 2018

Na hora de investir na compra da casa própria, sempre ficam muitas dúvidas. Uma das principais é: escolher um imóvel na planta ou pronto? Ambas opções têm suas vantagens e é preciso saber negociar antes de qualquer decisão.

Geralmente, apartamentos e casas na planta são mais baratos. Essa é uma condição que facilita o planejamento das prestações. Além disso, a flexibilidade de customização dos ambientes também pode ser um ponto positivo. Como o imóvel ainda não está pronto é mais simples escolher acabamentos e outros itens de decoração. 

Porém, se você não quer se preocupar com esperas e atrasos na obra a melhor alternativa são as casas ou apartamentos prontos. Além de poder mudar quase que imediatamente, não há gastos extras com pisos e outros detalhes.

E, então, qual a sua escolha? Que tal se inspirar olhando nossos modelos?

Opções em alvenaria: http://www.casasvacariense.com.br/casas-de-alvenaria

Opções em madeira: http://www.casasvacariense.com.br/casas-de-madeira

Ver mais
Por que construir uma casa de alvenaria? Por que construir uma casa de alvenaria? 12 de Setembro de 2018

Preferência na hora de realizar a compra de um imóvel, as casas de alvenaria conquistaram os brasileiros pela facilidade de cores, acabamentos, tratamentos e estilos.

Apesar de serem mais caras, os custos de manutenção são menores e a estrutura tende a suportar por mais anos. Quando bem projetadas apresentam grande durabilidade e qualidade. Os tijolos tornam as construções resistentes a tempestades agressivas, ao fogo e aos cupins.

Esse tipo de obra também permite modificações. Mesmo depois de pronta, é possível acrescentar novas paredes e até mesmo um novo andar, conforme a necessidade de seus moradores. Porém, é importante destacar que toda e qualquer modificação na alvenaria deve ser acompanhada por um profissional da área.

Conheça nossas casas em http://www.casasvacariense.com.br/casas-de-alvenaria ou entre em contato com a gente.

Gravataí: (51) 3496.9883

Caxias do Sul: (54) 3227.1862

Canela: (54) 3282.7183

Ver mais

Sustentabilidade e praticidade das casas de madeira Sustentabilidade e praticidade das casas de madeira 05 de Setembro de 2018

Antes típicas apenas do cenário rural, as casas de madeira se tornaram populares para os amantes de um ambiente rústico e aconchegante. Nos Estados Unidos elas já são marca registrada. Mas você sabe quais as vantagens de morar em um local assim?

Símbolo de um estilo de vida mais sustentável, econômico e prático, as casas de madeira são cada vez mais uma alternativa para quem quer uma construção “amiga da natureza”. Sendo assim, é uma opção a considerar para diminuir as despesas de aquecedores e ar condicionados. Isso porque o material é facilmente adaptável as temperaturas, tornando a casa quente no inverno e fresca no verão. 

Além disso, os custos para construir uma casa também são reduzidos e a construção é mais rápida, principalmente se for um modelo pré-fabricado.

Gostou da ideia?  Veja as nossas casas de madeira http://www.casasvacariense.com.br/casas-de-madeira.

 

Ver mais
Dicas para construir uma casa Dicas para construir uma casa 30 de Agosto de 2018

Viver em uma casa nunca ocupada por outro morador é uma sensação única. Poder decidir cores, formatos e ambientes, conforme o seu gosto é um sonho para muitos brasileiros. Além disso é uma alternativa para fugir das altas comissões das imobiliárias.

 Para evitar futuros estresses é necessário, em primeiro lugar, garantir bons profissionais. Buscar referências para assegurar um bom projeto é outro passo fundamental. Na hora de construir, é preciso verificar os recuos mínimos para as laterais da casa e levantar na prefeitura quais as leis que precisam ser respeitadas.

A compra dos materiais também é essencial. O custo dessa parte representa a maior parcela dos gastos da obra. Sendo assim, planejamento e investimento são as palavras chaves. Procure fazer cada etapa para livrar-se dos erros e certificar que o produto final será como o idealizado por você.

Quer saber mais? Siga a gente também no Instagram e no Facebook e acompanhe assuntos como esse.

Ver mais

Casas Vacariense participa de evento sobre gastronomia Casas Vacariense participa de evento sobre gastronomia 20 de Agosto de 2018

A equipe das Casas Vacariense teve o orgulho de novamente participar do evento “Chef na Cozinha”, de Gravataí.  A 8ª edição foi realizada pelo Sindilojas no sábado, dia 18 de agosto, e contou com a presença de 26 cozinhas.

Ver mais
4 dicas para comprar uma casa 4 dicas para comprar uma casa 15 de Agosto de 2018

A compra de casa própria sempre parece um sonho distante, pois é uma das decisões que mais comprometem o orçamento. Sendo assim, deve ser bem planejada para escolher qual forma mais se adequa a você. Antes de definir é necessário observar alguns detalhes.

1 - O primeiro é calcular quanto dinheiro você pode gastar com esse imóvel. Em qualquer banco você pode fazer uma simulação para saber quanto sairia cada prestação.
2 - Fugir dos juros também é essencial.  Quanto maior o valor de entrada, menores serão os juros.
3 - A localização é outro ponto importante. Conheça o bairro que vai morar, o custo de vida, os meios de transporte e converse com os moradores.
4 - Além disso, é relevante observar gastos extras como taxas bancárias e itens como mudança, condomínio e mobília.

Ficou com vontade? Entre em contato com a gente. Temos diversas opções, tanto em alvenaria quanto em madeira.

Gravataí: (51) 3496.9883

Caxias do Sul: (54) 3227.1862

Canela: (54) 3282.7183

Ver mais

Quero construir minha casa. Devo escolher casa de madeira ou alvenaria? Quero construir minha casa. Devo escolher casa de madeira ou alvenaria? 07 de Agosto de 2018

Escolher o material é o primeiro passo para construir ou reformar uma casa. Tanto o tijolo quanto a madeira podem ser alternativas práticas e belas. No Brasil, a alvenaria é mais valorizada por motivos culturais, mas em outros países as casas de madeira são uma tendência crescente.

Antes de decidir é preciso levar em conta os diferenciais de cada modelo. Em relação a custo, as casas de madeira podem ser até 60% mais baratas. Além disso, como geralmente esse tipo de construção é pré-fabricada, é possível economizar tempo também. Porém, se a sua intenção é ter liberdade na hora de compor um projeto, casas de alvenaria são uma alternativa mais viável. Na hora da manutenção, ambientes tanto de alvenaria quanto de madeira são fáceis de limpar. Tijolos de qualidade requerem poucos cuidados. Já a madeira pode exigir tratamento ocasional ou substituição. Mas se for bem trabalhada o retoque deve ser mínimo.

Sem dúvida há muitas vantagens em ambas opções, por isso a decisão final é sempre sua. Avalie preços e condições e discuta o assunto com outras pessoas. Já sabe qual escolher? Conte sempre com a Casas Vacariense para criar o projeto mais adequado com o seu gosto.

Ver mais
Showroom Canela recebe prêmio Showroom Canela recebe prêmio 18 de Abril de 2017

O showroom da Casas Vacariense de Canela recebeu o Prêmio da Gold Master / New Pesquisas, por ter sido consagrada em primeiro lugar como marca mais lembrada no quesito Casas de Madeira e Alvenaria, realizada na serra gaúcha. É mais um reconhecimento para a empresa, o que confirma todo o comprometimento e seriedade empregados em cada projeto entregue. 

Ver mais

Novo site Casas Vacariense Novo site Casas Vacariense 18 de Abril de 2017

Estamos de site novo! Sempre buscando melhorar os canais de comunicação com nossos clientes, lançamos neste mês de Abril nosso novo site! Muito mais moderno, organizado, de fácil navegação, com fotos amplas, detalhes de cada projeto e, principalmente, com muitos modelos de casas já construídas pela Vacariense para você se inspirar. O novo site é responsivo, adequando-se à todas as plataformas, inclusive seu smartphone! Compartilhe essa ideia, navegue em nosso novo site e entre em contato com a gente para que possamos planejar juntos, a sua nova casa. 

Ver mais
A Casas Vacariense é uma das mais tradicionais empresas do ramo de construção de

casas de madeira e alvenaria

do Rio Grande do Sul. Atuando desde 1979, utiliza avançadas técnicas de gestão e execução para cada casa, além de contar com madeireira própria, o que a torna muito mais ágil e competitiva em termos financeiros.
ENTRE EM CONTATO COM UMA CASAS VACARIENSE MAIS PRÓXIMA DE VOCÊ!
showroom

GRAVATAÍ

Showroom Gravataí
SHOWROOM GRAVATAÍ

RS 020, n° 4208 e 4220 - Parada 68
próximo ao viaduto da RS 118
(51) 3937.0633 / (51) 3496.9883 / (51) 99621.0685

showroom

CAXIAS DO SUL

Showroom Caxias do Sul
SHOWROOM CAXIAS DO SUL

Av. Ruben Bento Alves, 8348
Cinquentenário - próx. Rótula Bazei
(51) 3376.9360 / (54) 3227.1862 / (54) 99967.6390

CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS PROMOÇÕES!